1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Sou o pai do Theodoro e da Heloísa e marido da Sandra. Colorado! Sou natural de Encruzilhada do Sul, terra para onde sempre volto para recarregar as energias junto dos amigos e família. Publicitário de alma e de formação, com uma vivência comercial na área da Comunicação que me ajuda a ter um olhar abrangente e que me permite transitar entre a criatividade e o resultado para o negócio.
2 - Por que escolheu a área do Marketing?
Não tenho certeza se escolhi, acho que apenas confirmei o que desde criança já se apresentava. Ao invés de olhar os filmes e desenhos na TV aberta, sempre preferi olhar os comerciais e programas de venda que existiam na TV (shoptime). Ao longo da minha juventude participei do Rotaract organizando e divulgando eventos. Fiz cursos de informática incentivado pelos meus pais e, em 1998, trabalhei como vendedor de roupas e calçados em uma loja na minha cidade. Quando a pessoa que fazia a publicidade da loja pediu demissão, o que se pode entender que naquela época fazer publicidade da loja era recortar dos catálogos as marcas e as roupas que seriam divulgadas, fazer no word mais ou menos um anúncio só com os preços e título e logo, imprimir este documento e colar as imagens recortadas nesta folha, para enviar ao jornal para gerar o fotolito que aí sim viraria página de jornal em preto e branco. Então, o gerente da loja perguntou: ?quem sabia mexer em computador?? eu disse "sim" e desde então, passei a fazer a publicidade da loja e me apaixonei mais ainda pela profissão que hoje exerço, de uma forma bem mais complexa que aquela simples página de word cheia de cola e recortes.
3 - Você atua como gerente de Marketing do Praia de Belas Shopping há alguns meses. Quais foram os principais desafios e oportunidades encontradas até aqui?
Estar à frente do Marketing de um dos cinco maiores e mais importantes shopping centers do Estado, com mais de 30 anos de experiências proporcionadas a milhões de pessoas que passaram e que ainda passarão por estes corredores todos os dias buscando entretenimento, consumo e gastronomia, com certeza é um desafio diário. Aqui a gente não se preocupa apenas com a campanha que vai sair na mídia, com o cartaz de mall ou com nossas redes digitais... A experiência do nosso cliente quando pisa no shopping precisa ser incrível para que quando ele estiver saindo, sinta vontade de voltar e isso é a maior oportunidade que um shopping center tem: ele é uma máquina de Comunicação viva 100% do tempo, inclusive quando está fechado. Então, o Marketing acaba se envolvendo em todos os aspectos presentes na jornada do cliente, desde o ?brilho Iguatemi? no piso, passando por inaugurações e divulgações de lojas, até a criação de eventos imersivos como a Barbie Dreamhouse Experience que estaremos recebendo entre junho e julho deste ano, sempre com foco no cliente externo e interno (lojistas). Brinco que trabalhar em shopping é como um grande parque de diversão, porque tudo que a gente faz aqui é para deixar o dia das pessoas melhor, quando encontra a roupa que procurava para a festa da família, o presente para o filho, as amigas e amigos no café ou no happy hour, a risada ou a lágrima naquele filme do cinema... O shopping é um lugar vivo, cheio de vida e comunicar isto, entregar esta percepção, entendo ser a maior oportunidade que temos. E, para isto, temos inaugurações e entregas sensacionais para 2024 que movimentarão Porto Alegre inteira, sendo planejadas e executadas por um time criativo, engajado e com foco no resultado.
4 - Além disso, você já coordenou a área de Marketing de empresas de diferentes segmentos, como veículo de Comunicação, instituição financeira e agora está à frente de um shopping. O quanto atuar em diferentes segmentos de mercado auxilia no seu desenvolvimento e na sua visão profissional?
Como dizem, ?já estive de todos os lados do balcão?. Já tive experiência como cliente, veículo, agência de Propaganda, produtora de vídeo, agência de Live Marketing, no serviço público e privado e em segmentos variados, mas sempre dentro do Marketing, da Propaganda e da Comunicação. Entendo que ter uma visão ampla e saber como são os processos a partir das experiências, permite que eu consiga olhar o mesmo problema de ângulos diversos. O que normalmente me oferece um repertório maior de possíveis soluções, do que se eu tivesse experiência de atuação apenas em um segmento ou atuado apenas de ?um lado do balcão?.
5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?
Ter saúde para acompanhar o crescimento dos meus filhos com qualidade e de forma participativa. E profissionalmente estar na Iguatemi! Desenvolvendo-me e aprendendo, para poder contribuir com a companhia em oportunidades ainda mais desafiadoras e com repercussão positiva para o resultado do negócio.