Cinco perguntas para Jéssica Weber

Comunicadora, que está à frente do quadro 'A Hora da Venenosa' na Record Guaíba, atua há 17 anos como apresentadora de TV

17/06/2025 17:00
Cinco perguntas para Jéssica Weber /Crédito: Arquivo pessoal

Quem é você? De onde veio? O que você faz?

Chamo-me Jéssica Weber Medeiros, mais conhecida como Jéssica Weber, completei 39 anos no dia 15 de julho. Sou gaúcha, nascida e criada na Vila Cruzeiro de Porto Alegre. Sou filha de Cecília Catarina Weber, cabeleireira aposentada, e de Alício Coelho Medeiros, técnico em refrigeração, casada com Leonardo Bittencourt, irmã de Jeniffer (44), Jonathan (41) e Jeison (33), tia de Júlia e Pedro. 

Sou apresentadora há 17 anos, comecei na TV Pampa em 2008, no 'Studio Pampa', comandei outros programas como 'Pampa Show', 'Marcas e Veículos' e 'Jornal da Pampa'. Estive à frente dos quadros 'Celebridades' e 'Esportes' do programa Pampa Meio Dia, e também fui comentarista no 'Atualidades Pampa'. Desde 2018, sou apresentadora da Record Guaíba onde comando o quadro 'A Hora da Venenosa' do programa Balanço Geral, o reality de churrasco 'Arte na Brasa' e o quadro de culinária 'Toque do Chef'. 

Sou formada em Rádio/TV, Educação Física e sou estudante de Jornalismo.Mas Jéssica, como assim Educação Física? Pois é, fui me apaixonando pela musculação, antes só uma adepta, hoje formada e apta a levar mais saúde para as pessoas. E tenho muita vontade de unir a comunicação com atividades físicas, então quem sabe no futuro.

2 - Quando decidiu que queria cursar Jornalismo?

A vida me fez descobrir que meu destino era trabalhar com Comunicação. Quando criança eu era muito tímida, mas minha mãe, mesmo com poucos recursos financeiros, sempre teve o desejo de que eu me tornasse modelo, por muitos anos participei de concursos de beleza. Fiz cursos de desinibição e oratória, então a comunicação aflorou e não tive mais medo que as pessoas me ouvissem. 

Em um dos concursos (realizado pela TV Pampa), uma das etapas era falar sobre um ponto turístico em vídeo e amei estar na frente de uma câmera, logo depois surgiu um teste na própria TV Pampa, o que resultou em uma oportunidade para trabalhar no Studio Pampa. Até então eu não tinha curso superior, infelizmente não tive dinheiro para pagar uma faculdade, mas sempre quis e senti a necessidade de fazer. 

O Curso de Rádio e TV me possibilitou estar em frente às câmeras, mas a vontade de estudar e me formar como jornalista sempre esteve ali. Sempre me senti uma impostora, como se eu não merecesse estar onde cheguei. Nunca desisti e hoje, com o meu crescimento profissional, consigo realizar esta vontade e estou cursando Jornalismo. Logo, me formarei e aí, posso bater no peito e dizer que eu sou jornalista.

3 - Recentemente, você comandou o 'Record nas Cidades', ao lado do Samuel Vettori, em Cachoeirinha. Como foi esta experiência?

O projeto 'Record nas Cidades' é um momento muito esperado por nós, apresentadores, por ser a oportunidade perfeita de conhecermos quem nos deixa entrar todos os dias nas suas casas. Assim, conseguimos dar um rosto para quem está do outro lado da câmera. Eu amo encontrar nossos telespectadores e receber o carinho de todos! Temos um público enorme em Cachoeirinha e sempre nos recebem com o maior carinho e respeito!

4 - Como é sua rotina de preparação antes de entrar no ar?

Meu trabalho na Record Guaíba é bem corrido, pois eu sou a produtora do quadro 'A Hora da Venenosa', então chego e já coloco os assuntos que vamos abordar no roteiro (espelho), logo baixo todas as imagens (fotos, vídeos, prints?) para ilustrar as notícias. Envio todos os arquivos para a edição, momento em que os editores de imagem colocam as artes do quadro nas ilustrações. 

Depois de tudo pronto, coloco todos os arquivos correspondentes nas laudas das notícias. Só depois subo para o camarim para fazer a produção de cabelo e maquiagem. Temos a Cris e a Paola que são maquiadoras maravilhosas lá na Record Guaíba, mas por muitos anos eu não tive esse privilégio, então aprendi a fazer tudo. Gosto de me arrumar e sou impaciente para ficar na cadeira sem fazer nada (risos). Depois da maquiagem e cabelo prontos, nossa figurinista Daniella Pons já está me esperando para colocar o figurino selecionado (e ela arrasa!). Então desço para o estúdio para fazer o que eu amo, entreter quem nos assiste na telinha.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos? 

Além de ter muita vontade de ter um programa voltado para o público feminino, quero unir minhas paixões, a comunicação e atividade física. Ainda estou pensando em opções, mas em cinco anos espero ter tirado as ideias do papel.