1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Chamo-me Matheus Moraes, sou jornalista e especialista em Marketing e Gestão de Negócios pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e estou começando uma nova pós-graduação, em Comunicação Estratégica para Gestão de Marca e Reputação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Sou natural de Bagé, mas vivi poucos meses no pampa gaúcho. Estou em Passo Fundo há mais de 20 anos, como tenho 28, considero-me um passo-fundense. Atualmente, sou consultor de Comunicação Corporativa na Propósito Comunicação Corporativa, uma empresa pioneira na área no norte gaúcho.
2 - Por que optou pelo Jornalismo?
Optei pelo Jornalismo porque sempre fui muito comunicativo e um apaixonado por esportes. Como o esporte possui uma relação gigantesca com a mídia, essa aproximação foi natural. Sabia desde cedo que trabalharia com Comunicação. Comecei minha faculdade de Jornalismo em 2013 e entrei no mercado de trabalho logo no início, o que me ajudou bastante na construção da minha carreira. No início, o rádio, o impresso e a fotografia eram as minhas grandes paixões. Logo na sequência, já embarquei na mudança do jornalista multimídia e fui me adaptando em todas as funções "em uma só" para um repórter. Trabalhei seis anos no Grupo Diário da Manhã, de Passo Fundo, onde atuei no jornal impresso e rádio. Também fiz assessoria de Imprensa no Passo Fundo Futsal e no Esporte Clube Passo Fundo. Na UPF atuei na Divisão de Marketing e Comunicação, lugar no qual me encantei pelo mundo do Marketing. Recentemente, tive uma passagem como repórter no Grupo RBS, no projeto de GZH Passo Fundo.
3 - Você entrou para a equipe da Propósito Comunicação Corporativa em agosto de 2023. Como você avalia sua passagem na empresa até aqui?
Comecei esse novo desafio praticamente junto da fundação da empresa. Então, estar com o Daniel Rohrig, o Lucas França e a Silvia Brugnera tem sido um novo momento incrível na minha carreira, de fazer Comunicação da forma que a Propósito acredita e deixar essa marca no mercado. Desde o início, atuamos com clientes renomados e com projetos ousados, o que me empolga para um futuro promissor na empresa. Nestes primeiros meses, já consegui participar de grandes entregas e obter resultados importantes. Espero fazer ainda muito mais.
4 - Ao contrário do caminho convencional para um jornalista, você optou por trabalhar na Propósito como consultor. O que te motiva a seguir por esse caminho e qual a importância da comunicação corporativa no mercado?
Acredito que o meu "Propósito" seja agregar, contribuir e gerar resultados de impacto na vida das pessoas e das organizações por meio da Comunicação. Foi com esse viés que percebi que estava no momento de dar um novo passo na minha carreira profissional após 10 anos de atuação com Jornalismo e Marketing. Já passei por alguns desafios na minha carreira e esse é mais um deles. Por meio dos meus princípios e da minha forma de atuação enquanto jornalista e comunicador nos últimos anos, chegou a hora de ajudar empresas e organizações a atingirem os seus objetivos com o auxílio da Comunicação e do Marketing. Cada vez mais, o mercado corporativo entende que, com tanta concorrência e na velocidade do mundo atual, é um dever das empresas investir em comunicação e agregar valor às marcas para se destacar das demais.
5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?
Não costumo traçar planos a longo prazo, mas, sem dúvida alguma, quero seguir estudando e me aperfeiçoando, sobretudo na área do Marketing. Ainda me considero novo na profissão, e tudo que estou colhendo hoje é fruto de uma construção que vem de uma década. Mesclando a minha paixão pela Comunicação e pelo Marketing, quero participar do crescimento da Propósito enquanto empresa, ideia e posicionamento, gerando o valor esperado aos nossos clientes e sendo protagonista na transformação da comunicação corporativa do norte gaúcho.