Coletiva em amarelo: saúde mental na Comunicação é pauta no portal

Especial traz cases que passam ou passaram por momentos de depressão, ansiedade e pânico, além de ações de empresas e profissionais da Saúde

A ansiedade é um dos transtornos que mais afetam os profissionais de todas as profissões - Arte Coletiva.net

Durante esta última semana de setembro, mês no qual carrega a bandeira de cor amarela em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, o Coletiva.net apresenta um especial para discutir as questões de saúde mental no setor da Comunicação gaúcha. Com isso, a reportagem trará nos próximos três dias relatos de pessoas que passam ou passaram por momentos de depressão, ansiedade e pânico, empresas que realizam ações para combater este impacto e profissionais da área da Saúde, que falarão sobre medidas preventivas a serem tomadas a fim de não ocasionar o descontrole emocional.

Hoje, alguns dados relevantes são apresentados ilustrando que a problemática transita em diversas áreas da sociedade. A ansiedade é um dos transtornos que mais afetam os profissionais de todas as profissões, sobretudo no período de Covid-19. Um estudo chamado de 'Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho', concebido pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, mostrou recentemente que o impacto da pandemia na saúde mental é de 64,10% em diversas regiões do Brasil. 

Jornalistas

No Jornalismo, a pesquisa realizada pela Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês), de 26 e 28 de abril de 2020, e capitaneada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), apresenta que esses profissionais convivem com aumento de estresse e ansiedade. Segundo os números, 61,25% deles afirmaram ter notado aumento da ansiedade e do estresse. Outros 26% relataram perda de benefícios e salário.

Entre o perfil dos participantes, 51,53% são mulheres e os outros 48,47% são homens. Enquanto 53% possuem vínculo empregatício formal, os outros 47% trabalham como freelancers. Os jornalistas também relataram ter convivido com restrições legais para executar o trabalho desde a chegada do novo coronavírus no Brasil. Um terço afirmou que tem coberto temas diferentes dos que acompanhava antes da crise de saúde.

Agências de Comunicação

Algumas práticas de trabalho também podem afetar a saúde mental de profissionais. Uma matéria feita pelo portal Meio e Mensagem apresentou que a pressão pela entrega de resultados no ambiente das agências de Comunicação pode afetar a saúde mental dos profissionais. Na matéria, a publicitária Marina Jacobino relata que por ser uma pessoa perfeccionista, isso a levou a um estado de ansiedade. "Eu tinha dores no corpo, dificuldades de dormir, quando percebi que isso era estranho e estava relacionado ao trabalho", descreve no conteúdo. 

Em outro momento, Ana Cortat, conselheira de grupo de planejamentos e fundadora da Colab, conta que achava normal trabalhar 20 horas por dia. "Boa parte dos gestores acreditava que isso fosse comum, pelo menos nos últimos 30 anos", diz a publicitária, referindo-se ao tratamento que era comum neste ambiente. "Já tive pânico e ansiedade. O segmento achava normal fazer um pedido de trabalho no sábado a tarde e exigir ser entregue na segunda pela manhã", registra em outro momento do vídeo. 

Confira o conteúdo completo: 

Curiosidades de outras áreas da Comunicação

O psicólogo britânico Kevin Dutton escreveu o livro 'A Sabedoria dos Psicopatas: O Que Santos, Espiões e Serial Killers Podem nos Ensinar Sobre o Sucesso', publicado em 2012. Nele, listou alguns cargos nos quais é comum encontrar pessoas que reúnem traços de personalidades comuns aos psicopatas. Vale lembrar que a publicação não afirma que todas as pessoas que se dedicam a esses trabalhos apresentam essas características e, sim, apenas quais são as mais procuradas.

Em terceiro lugar aparecem os profissionais de mídia na TV ou rádio. Segundo o autor, o apreço pela própria imagem, também é apontado como uma característica da psicopatia. Ele ainda que é comum que apresentadores de televisão ou de rádio, ou outros profissionais que expõem a sua imagem ou a sua voz ao público, utilizem o traço. Além de se manterem calmos sob pressão.  

Na posição de número sete, Dutton lista ainda que um dos traços principais da personalidade de psicopatas é o charme, a capacidade de foco, atenção plena, e a crueldade na ação. Aptidões para quem possui prazos rígidos e precisa estabelecer contato e obter respostas de fontes com rapidez, como é o caso dos jornalistas, segundo o psiquiatra.

Comentários