Começa nesta segunda-feira '6º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário'
Encontro traz à tona discussões sobre futuro e papel do setor na sociedade contemporânea

O Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) e a plataforma Negócios da Comunicação lançaram o '6º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário'. O evento iniciou nesta segunda-feira, 20, e segue até esta terça-feira, 21, reunindo profissionais e entusiastas da profissão em todo o Brasil. O encontro traz à tona discussões sobre o futuro e o papel do setor na sociedade contemporânea. A programação completa pode ser acessada por meio do link e acontece gratuitamente de forma virtual pelo YouTube.
O evento aborda temas relacionados à imprensa brasileira, incentivando a valorização e o reconhecimento da atividade jornalística. O fórum busca oportunizar a jornalistas, profissionais da Comunicação e estudantes a conhecerem as tendências e perspectivas da imprensa nacional. O encontro conta com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, instituição de apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes de baixa renda com câncer.
Com a Inteligência Artificial (IA) e os hábitos de consumo nas redes sociais forçando mudanças estratégicas, os veículos de Comunicação buscam iniciativas públicas para fomentar o Jornalismo e valorizar sua função social. O declínio das mídias tradicionais tem estimulado o empreendedorismo e o surgimento de iniciativas independentes focadas na conexão com a comunidade.
Segundo o relatório anual do Instituto Reuters sobre tendências para o Jornalismo, uma reviravolta na distribuição de conteúdo marcará o próximo capítulo, com a integração de IA aos mecanismos de busca, como a Search Generative Experience (SGE), e o declínio acentuado do tráfego nas redes sociais. Em 2023, o tráfego para sites de notícias do Facebook caiu 48% e 27% no X, de acordo com dados do Chartbeat.