A Direção de Comunicação Social (Dicom) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) 2025. A premiação teve número recorde de inscrições nesta edição, com mais de 420 cases enviados por 80 instituições de todo o país.
O TJRS concorre em duas categorias. Em Fotografia, a série 'Marcas para serem sempre lembradas!' documenta os impactos da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. As imagens, captadas pelos fotógrafos Eduardo Nichele e Juliano Verardi entre os dias 3 de maio e 17 de junho, mostram a destruição causada pelas enchentes, a mobilização dos Poderes na resposta à crise e o trabalho de atendimento realizado por magistrados e servidores.
Na categoria Artigo Acadêmico, a Dicom é finalista pelo segundo ano consecutivo. O trabalho 'Comunicação 360 graus: reflexos da estratégia de integração no Tribunal de Justiça de RS' foi produzido por Fabio Berti, diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do TJRS, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e professor universitário. O artigo analisa os resultados da estratégia de comunicação adotada pelo Tribunal, com base em métricas de engajamento nas redes sociais e reconhecimentos institucionais.
Honraria
Promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o prêmio chega à 23ª edição e reconhece práticas de comunicação desenvolvidas por órgãos como Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunais de Contas. O objetivo é valorizar ações que aproximam o sistema de justiça da população, por meio de estratégias que priorizam transparência, clareza e eficiência.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). O evento está marcado para o dia 8 de agosto, em São Luís (MA).
?Ficamos honrados em ver nossas ações frequentemente reconhecidas nas maiores premiações. Esse reconhecimento comprova o acerto nas estratégias que visam, acima de tudo, a promover a transparência e aproximar o Judiciário gaúcho da sociedade?, afirma o presidente do Conselho de Comunicação, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira.