Após 15 anos de experiência em veículos de Comunicação, Daniel Marenco retorna ao grupo RBS, agora, para assumir o cargo de editor de Fotografia de GZH. Com passagens anteriores pela RBS, onde iniciou sua trajetória como fotojornalista, a volta é com novas perspectivas e um aprendizado adquirido ao longo dos anos. Em uma entrevista ao Coletiva.net, ele contou sobre as expectativas para este novo desafio.
A chegada de Marenco acontece em um momento de reforço na editoria de Fotografia de GZH, com o objetivo de dar mais protagonismo à imagem, tanto no impresso quanto no on-line. De acordo com ele, o foco da gestão valorizará o trabalho da equipe e promoverá uma entrega mais impactante para os leitores. ?A fotografia tem que chegar de forma potente aos nossos consumidores?, destacou.
Experiência de mercado
Durante sua carreira, o profissional passou por alguns veículos de Comunicação, como Folha de S. Paulo, Globo e foi editor de Imagens da Headline. Mais recentemente, atuou como videomaker no Sport Club Internacional, onde produziu o documentário 'Gigantes'. Essas experiências, segundo ele, serão fundamentais para o trabalho à frente de GZH.
Sobre o retorno ao Grupo RBS, o fotógrafo comentou que, ao encontrar a editoria de fotografia reposicionada e do mesmo lugar de quando saiu, foi como ingressar em um túnel do tempo. ?Ver os quadrinhos dos fotógrafos de referência, que ficavam pendurados na minha época, foi de arrepiar?, emocionou-se. ?Se eu conseguir trazer um pouco da minha experiência para de alguma forma acrescentar por aqui, cumprirei o meu papel?, completou.
Ele destacou, ainda, a qualidade do time de fotógrafos em GZH e reforçou que não pensa em grandes mudanças na estrutura da equipe neste momento. ?O material humano da editoria é maravilhoso e isso me tranquiliza. Ainda é cedo para pensar ou discutir qualquer reestruturação,? revelou.
A fotografia, para Marenco, é uma paixão que começou de forma inusitada, ainda quando estagiava na Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul). Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a área com a qual atuaria, e a partir daí não parou mais. Com o tempo, especializou-se e, por meio de um portfólio, foi levado para trabalhar ao lado de André Feltes, no Diário Gaúcho, onde iniciou sua carreira profissional. ?Tenho gratidão por tudo que aprendi e vivi nesses jornais?, finalizou.