Como crítico de cinema, ele contribui com textos, debates e atividades que buscam fortalecer o olhar sobre o cinema gaúcho, brasileiro e internacional. Sua atuação está ligada ao compromisso da Accirs em fomentar a reflexão sobre o audiovisual, ampliar o diálogo com o público e dar maior visibilidade às produções locais por meio de mostras, votações e prêmios organizados pela entidade.
O Prêmio Accirs, no Festival, destaca os melhores filmes e profissionais da mostra competitiva, tanto de longas quanto de curtas-metragens. Daniel explica que "nós da associação nos reunimos para dar o prêmio de crítica, que é uma das tradições anuais da nossa participação no Festival de Gramado".
Para ele, o evento é, de fato, uma grande vitrine para cineastas, diretores, realizadores verem estreias importantes, mostrando o quanto o festival é importante para o cinema brasileiro. A edição deste ano é ainda mais especial para o escritor, que relembra a edição passada, que foi afetada pelo fechamento do aeroporto de Porto Alegre, impedindo turistas que geralmente vêm a Gramado nesse período de conseguirem chegar até a cidade.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.