Despedida: entidades da Comunicação se manifestam sobre perda de Silvio Santos
Fundador do SBT é considerado um ícone, além de ser o maior comunicador da televisão e um grande empresário

Entidades da Comunicação se despediram de Silvio Santos, personalidade que faleceu na madrugada do último sábado, 17. O apresentador morreu aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). Por todas as manifestações emitidas, registrou-se que o fundador do SBT é "um ícone da televisão brasileira", além de ser "o maior comunicador do Brasil" e "um dos grandes empresários nacionais".
Em nota publicada, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lamentou o falecimento do apresentador, mas celebrou sua trajetória, destacando-o como "revolucionário do entretenimento e na mídia do País". Além de o classificar como "um empreendedor visionário, que alcançou a admiração de públicos de diferentes classes sociais".
O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (Sindirádio) também lastimou o falecimento e publicou: "sua contribuição para o setor e presença única na mídia brasileira deixarão uma marca eterna". A entidade prestou seus sentimentos à família, aos amigos e a todos que admiram a história e o legado de Silvio Santos.
Para a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Silvio Santos "foi o maior comunicador de televisão e um dos mais importantes empresários do setor". Segundo registro da entidade, a sua "contribuição para a TV e o Jornalismo profissional ficarão na história da Comunicação do Brasil".
O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), em nota enviada para Coletiva.net, reconheceu a importância de Silvio Santos, do SBT, na Comunicação do Brasil, e do Senor Abravanel, como empresário. A entidade deseja "que o legado do apresentador continue, oportunizando acesso à população com informações comprometidas com a verdade dos fatos e valorizando o trabalho dos jornalistas profissionais diplomados".
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) se solidarizou com os familiares e colaboradores do SBT pela perda do comunicador. Na nota publicada, a entidade destacou que, "em sua trajetória como homem de televisão, levou alegria e diversão a milhões de brasileiros". Além disso, "escreveu muitos capítulos da história da imprensa brasileira por intermédio do telejornalismo da emissora".
Confira as notas na íntegra:
ARI
Comunicação brasileira de luto
Com pesar e reconhecimento, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lamenta o falecimento de Silvio Santos, ícone da Comunicação brasileira e empreendedor nato, falecido neste sábado aos 93 anos.
Sua trajetória na televisão, em 1961, revolucionou o entretenimento e a mídia no país, cativando e inspirando diferentes gerações com seu talento e liderança.
Um dos mais destacados comunicadores do Brasil durante quase seis décadas e proprietário do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, desde 1981, o carioca Senor Abravanel, que usava o nome artístico de Sílvio Santos, não apenas se destacou como comunicador, mas como empreendedor visionário, alcançando a admiração de públicos de diferentes classes sociais. Seu legado será sempre lembrado e valorizado por todos.
Ao lamentar a morte de Sílvio Santos, a ARI presta sua solidariedade à família, amigos, admiradores e, aos colegas do SBT, em especial ao SBT RS, com relevantes serviços ao Jornalismo Gaúcho.
ANJ
Nota de Pesar - Silvio Santos
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) se solidariza com os familiares e colaboradores do SBT pela perda de seu fundador, o apresentador Silvio Santos. Ao longo de sua extraordinária trajetória como homem de televisão que levou alegria e diversão a milhões de brasileiros, Silvio Santos também escreveu muitos capítulos da história da imprensa brasileira por intermédio do telejornalismo do SBT, com destacada atuação de grandes profissionais do jornalismo nacional. Por intermédio de sua rede de TV, Silvio também consolidou muitas parcerias e colaborações em âmbitos locais com jornais em diferentes Estados brasileiros, levando informação de qualidade e profissional à população brasileira.
17 de agosto de 2024
Associação Nacional de Jornais
Agert
A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) lamenta profundamente o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos, que comandou com ética e profissionalismo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Silvio Santos foi o maior comunicador de televisão, em especial à frente do Programa Silvio Santos, e um dos mais importantes empresários da televisão, fundador do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, no ar desde 1981. Sua extraordinária contribuição para televisão e para o jornalismo profissional ficarão na história da comunicação do Brasil.
Nossa solidariedade a todos os colaboradores do SBT e aos familiares e amigos.
Roberto Cervo Melão
Presidente da Agert
Sindirádio
É com grande pesar que o SindiRádio lamenta a morte de Silvio Santos, um ícone da comunicação e da radiodifusão.
Sua contribuição para o setor e sua presença única na mídia brasileira deixarão uma marca eterna.
Nossos sentimentos à família, aos amigos e a todos, que assim como nós, admiram a história e o legado de Silvio Santos.
Sindjors
O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) reconhece a importância de Silvio Santos, do SBT, na comunicação do país e do Senor Abravanel, como empresário, que criou uma das maiores redes de televisão do Brasil, sendo canal de jornalismo e de entretenimento. Que seu legado continue, oportunizando acesso à população a informações comprometidas com a verdade dos fatos, mantendo os postos de trabalho e valorizando os jornalistas profissionais diplomados.