Despedida: Otacílio Gonçalves falece aos 85 anos em Porto Alegre

Chapinha, como era conhecido, foi técnico de futebol e trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Guaíba

19/11/2025 10:00
Despedida: Otacílio Gonçalves falece aos 85 anos em Porto Alegre /Crédito: Reprodução

Faleceu, em Porto Alegre, na última terça-feira, 18, aos 85 anos, o ex-técnico de futebol Otacílio Gonçalves. A causa da morte foi relacionada a um mal súbito que ocorreu após o café da manhã. A saúde de Otacílio vinha fragilizada e necessitava de alguns cuidados. 'Chapinha', como era conhecido, trabalhou em clubes de futebol brasileiro, incluindo Grêmio e Internacional, nas décadas de 1970 e 2000. Durante a carreira profissional, ainda atuou como comentarista esportivo na Rádio Guaíba

De acordo com informações de Zero Hora, a família deseja aguardar a chegada dos dois filhos que moram na Austrália, Otacílio Neto e Paula, além do mais novo, Lucas Gonçalves, que vem de Belo Horizonte. 'Chapinha' deixa também a mulher, Maria do Carmo, e três netos. Nascido em Santa Maria, a trajetória profissional se iniciou como auxiliar técnico do Inter e entregou a comissão que conquistou os títulos nacionais de 1975, 1976 e 1979. 

Após passagens em outros clubes brasileiros, em 1988 ele teve uma breve experiência pelo Grêmio, e foi campeão estadual pelo tricolor. Na década de 1990, Otacílio atuou no Atlético-MG, Palmeiras, Paraná e no futebol japonês, retornando ainda em 1998 ao Internacional, onde comandou mais três jogos. Seu último trabalho foi realizado no Paraná, em 2003. Homenagens 

Clubes de futebol lamentaram a partida de Otacílio Gonçalves e prestaram homenagens. ?Lamentamos o falecimento do ex-técnico Otacílio Gonçalves. Ele comandou o famoso Grêmio-Show em 1988 que conquistou o tetracampeonato estadual naquele ano. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos?,  foi a mensagem do Grêmio em redes sociais. 

O time Atlético Mineiro também postou: ?O Galo lamenta o falecimento do ex-técnico Otacílio Gonçalves, treinador do Alvinegro na década de 90. Chapinha, como era também conhecido, era pai de Lucas Gonçalves, atual auxiliar técnico do Clube?.