Documentário marca pré-lançamento da '1ª Mostra de Cinema Negro na Escola'

Será a primeira ação do 'Programa de Alfabetização Audiovisual', voltada para estudantes

O projeto tem por objetivo qualificar a educação das relações étnico-raciais a partir do audiovisual nas escolas públicas de ensino básico de Porto Alegre e região - Crédito: Divulgação

Porto Alegre receberá uma sessão especial do documentário 'Othelo, o Grande'. A exibição será realizada em 18 de novembro, às 19h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico), em Porto Alegre, com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 18h. O filme marcará o pré-lançamento da '1ª Mostra de Cinema Negro na Escola'. Na ocasião, será divulgada a programação, que está prevista para o início do ano letivo de 2025.

O projeto tem por objetivo qualificar a educação das relações étnico-raciais a partir do Audiovisual nas escolas públicas de ensino básico de Porto Alegre e região, bem como promover o acesso da comunidade ao Cinema. Após duas edições do formato virtual, em 2020 e 2022, a mostra será realizada em um cinema pela primeira vez. As sessões acontecerão na Cinemateca Capitólio, de 28 de abril a 23 de maio do ano que vem.

Promovida pelo 'Programa de Alfabetização Audiovisual', a grade apresentará títulos brasileiros e levará debates com cineastas, atores e profissionais da área da Educação. O tema 'História e Cultura Afro-brasileira' está previsto no currículo da rede de ensino por meio da lei 13.006/2014.

Para a coordenadora adjunta do 'Programa de Alfabetização Audiovisual', Juliana Costa, votar a receber os alunos na sala de Cinema é um acontecimento aguardado pela equipe. "A Ação já histórica do nosso projeto, o 'Festival Escolar de Cinema', que já trouxe cerca de 100 mil alunos e professores a salas de cinema ao longo de 12 edições, agora, dá lugar para o cinema negro brasileiro com suas expressões de identidade, história e luta antirracista", comemora.

Comentários