Documentário produzido por gaúcha é selecionado para a 'Mostra de Realidade Virtual' do 'Conexões Gramado Film Markket'

'Realidade Imersa', assinado por Sarah Ramos de Ávila, foi gravado durante as enchentes que atingiram o Estado em 2024

18/08/2025 16:12
Documentário produzido por gaúcha é selecionado para a 'Mostra de Realidade Virtual' do 'Conexões Gramado Film Markket' /Crédito: Reprodução

O documentário 'Realidade Imersa', produzido pela gaúcha Sarah Ramos de Ávila, diretora de Criação e artista multimídia, durante as enchentes que atingiram o Estado em 2024, foi selecionado para a 'Mostra de Realidade Virtual' do 'Conexões Gramado Film Markket'. A exposição faz parte do segmento mercado do '53º Festival de Cinema de Gramado'. A mostra teve inicio em 16 de agosto e se estende até 23 de agosto, reunindo players nacionais e internacionais do audiovisual. 

Gravado com câmeras 360º, o documentário transforma em experiência imersiva os cenários da enchente, permitindo que o público, por meio de óculos de realidade virtual, navegue por ruas alagadas e compreenda a dimensão humana do desastre. A proposta de Sarah é sensibilizar audiências e provocar reflexões sobre os impactos da crise climática.

O projeto recebeu apoio de diversos profissionais e de instituições. Entre eles, Sebastião Ribeiro, CEO e fundador da agência Amanita, responsável pelo naming, apoio de produção e roteiro. A iniciativa contou ainda com a colaboração de especialistas em realidade estendida e da Associação Brasileira de Realidade Estendida (XRBR), reforçando a combinação entre arte, tecnologia e consciência social.

A participação de 'Realidade Imersa' no Festival marca um novo capítulo da trajetória do documentário, que nasceu como um registro de uma tragédia que se consolidou como experiência de memória e mobilização. "Quando estávamos vivendo a situação surreal da enchente, me dei conta de que precisava registrar aquilo em 360º para que outras pessoas, no mundo todo, pudessem entender e, de certa forma, vivenciar a tragédia que as mudanças climáticas trazem para uma população", afirma Sarah.

Confira o teaser do documentário 

Ficha técnica:

Direção Geral, Produção Criativa e Captação de Vídeo: Sarah Ramos de Ávila

Produção Executiva: Osvaldo Ortega

Edição de Vídeo VR: Thiago Toshio

Narração em Português: Simone Kliass

Narração em Inglês: Jason Berminghan

Tradução para o Inglês: Aline Barbosa

Trilha Sonora: Jorge Groove e Luis Macedo

Roteiro: Clarice Siqueira

Roteirista Colaborador e Naming: Sebastião Ribeiro

Design e Identidade Visual: Karolyne Viebrantz

Consultoria de Tecnologia: Rodrigo Mulinario

Consultoria: Tadeu Jungle e Anderson Diehl

A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.