Edição 47ª da Expointer: imprensa gaúcha prepara cobertura especial

Veículos de Comunicação e profissionais se organizam para reportar os acontecimentos da feira

Expointer se inicia em 24 de agosto e se estende a 1º de setembro - Crédito: Divulgação

O Parque de Exposições Assis Brasil (BR 116, KM 13, Bairro Novo Esteio), em Esteio, abrirá os portões neste sábado, 24, para o tradicional encontro da agropecuária gaúcha, a'47ª Expointer'. Veículos e profissionais se preparam para reportar os acontecimentos do evento, que se estenderá até 1º de setembro. A reportagem de Coletiva.net conversou com veículos de Comunicação para entender melhor sobre como se dará a cobertura.

FM Cultura e TVE 

A FM Cultura terá uma programação especial. De segunda a sexta-feira, os programas 'Cultura na Mesa', das 12h às 13h, com Eduardo Osório, e o 'Cantos do Sul da Terra', das 13h às 14h, com Demétrio Xavier, serão transmitidos ao vivo da feira. 

Na TVE, de segunda a sexta-feira, será transmitido um programa, ao vivo, das 12h às 12h15, repercutindo tudo que está acontecendo na feira. Também será gravado o 'Cantos do Sul da Terra', com Demétrio Xavier, na quarta-feira, 28, em frente à casa da emissora. "Além da questão pura e simples de transmitir informações relevantes da Expointer, queremos ser um alavancador da recuperação do Rio Grande do Sul, mostrando que a atividade primária é o nosso principal alicerce", disse Caio Klein, diretor-geral do veículo.

SBT-RS

O SBT-RS terá, pelo segundo ano consecutivo, um caminhão estúdio ao lado da pista central. A emissora fará entradas ao vivo com os apresentadores André Haar, do 'Tá na Hora Rio Grande', e Marcelo Chemale, do 'SBT Rio Grande', além de reportagens para esses jornais e para o 'SBT Agro', programa que vai ao ar aos domingos pela manhã para todo o Brasil. Também serão gravadas, direto do caminhão, entrevistas em um estúdio de podcast. 

"Queremos reforçar a marca SBT Agro, que ainda é uma novidade na emissora, mas, especificamente neste ano, estar junto ao setor, reforçando a importância do agronegócio e da retomada após tantas perdas em decorrência das enchentes", colocou Carlo Franco, diretor regional do SBT-RS.

Ulbra e Rádio Mix

A Ulbra TV e Rádio Mix FM terão coberturas especiais durante a Expointer. No 'Jornal da Mix', de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, haverá entradas ao vivo da reportagem. Na TV, o programa 'A Granja na TV' será transmitido ao vivo da feira, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h. Nos finais de semana, a atração terá edições direto da feira.

O programa 'Poder RS' também terá edições diretamente da Casa Barenbrug na Expointer, onde vai operar a redação integrada da Ulbra TV e Rádio Mix, além de conteúdos exclusivos. Durante toda a feira a reportagem da TV estará produzindo matérias e entradas ao vivo para o telejornal 'Fala Rio Grande', de segunda a sexta-feira, das 12h45 às 13h30, e para o programa 'Conexão RS', de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.

De acordo com o diretor de Jornalismo e Programação da Ulbra TV e Rádio Mix FM, José Pedro Villalobos, a Expointer deste ano é "especialmente importante". "Para o Estado por tudo o que representa um evento deste porte pós-enchente; para nós, porque é a primeira grande cobertura que faremos depois da reestruturação das duas emissoras", afirmou.

Correio do Povo

O Correio do Povo fará uma cobertura ampliada na Expointer, contando com o trabalho da equipe da editoria Rural. No rigor, toda a equipe do jornal estará envolvida com as atividades da feira, assim como outros setores da empresa, como o de Marketing Comercial e circulação, estarão mobilizados para o evento.   

Além do conteúdo para o jornal impresso e para o site, serão produzidos podcasts e realizados três debates na Casa do Correio do Povo, que serão transmitidos no YouTube. O local foi atingido pelas enchentes, mas foi recuperado para a cobertura da exposição. 

Segundo Telmo Flor, diretor de Redação do jornal, a Expointer é a "Copa do Mundo" para o Correio do Povo. "É uma cobertura muito especial para nós, pois fazemos isso não só desde a primeira edição, mas desde que a exposição era realizada no Parque Menino Deus, onde hoje é a Secretaria da Agricultura, ou seja, há mais de um século o veículo acompanha a principal feira de agropecuária do Estado", disse.  

Rede Pampa

Durante os nove dias de feira, a Rede Pampa mobiliza sua equipe de profissionais que produzirá conteúdos informativos, diretamente de Esteio, para as principais plataformas de Comunicação da empresa: TV Pampa, rádios Pampa e Liberdade, Jornal O Sul, Portal O Sul e redes sociais, oferecendo informações em tempo real, debates e entrevistas exclusivas. Uma redação completa será montada garantindo o melhor conteúdo informativo diretamente do Parque de Exposições.

A emissora conta com a Casa da Rede Pampa, um palco de palestras e eventos diários, contando com estúdios panorâmicos de televisão e de rádio, redação multimídia, auditório para eventos, deck externo para gravações e reuniões especiais, além de um restaurante próprio.

A TV Pampa produzirá boletins diários durante a programação, edições especiais diárias do programa 'Pampa Debates', às 17h45, e matérias exclusivas no 'Jornal da Pampa', a partir das 19h. A rádio Liberdade também estará presente com uma programação especial, diretamente de seu estúdio montado na Expointer. Durante o evento, o Jornal O Sul e o Portal O Sul terão uma editoria focada na feira, trazendo conteúdos exclusivos diariamente, com sua equipe de reportagem e redação.

Grupo RBS

Quem passar pelo Parque de Exposições Assis Brasil poderá visitar a Casa RBS, localizada entre a pista central e a pista dos equinos. No espaço repaginado para esta edição, o público poderá acompanhar a atuação dos veículos e de seus comunicadores na cobertura integrada do evento.

A agenda da RBS tem início um dia antes da abertura da feira com a apresentação do 'Atualidade', da Gaúcha, e um almoço para autoridades, líderes e representantes do agronegócio. No sábado, 24, será feita a transmissão do 'Jornal do Almoço' com os âncoras Cristina Ranzolin e Marco Matos. Por meio de um estúdio envidraçado, também será possível ver de perto e ao vivo os programas das rádios Gaúcha, Atlântida e 92.

Na terça-feira, 27, a Casa RBS recebe uma edição especial do Troféu Guri. Além de personalidades, pela primeira vez o evento homenageará iniciativas e movimentos como forma de reconhecer a mobilização dos gaúchos na enchente que atingiu o Estado. Os agraciados representam milhares de pessoas que atuaram desde os resgates das vítimas até nas frentes de trabalho com foco na reconstrução. Com início às 18h, a premiação será transmitida pelo YouTube de GZH.

Ao longo da semana, 11 edições do Campo em Debate, três a mais do que na edição anterior, propõem discussões sobre temas relevantes para o agronegócio em parceria com entidades e representantes do setor. Sob mediação dos jornalistas Gisele Loeblein, que assina a coluna 'Campo e Lavoura', Giane Guerra, Rodrigo Lopes e Rosane de Oliveira, os bate-papos serão realizados no espaço da RBS e em estandes de parceiros, todos com exibição no YouTube de GZH.

Conforme Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS, a empresa reafirma seu compromisso em dar visibilidade para uma das maiores potências da economia gaúcha, o agronegócio, amplificando bons exemplos, promovendo o debate e conectando campo e cidade. "Queremos contribuir para que esta seja uma grande Expointer, uma edição que demonstrará a força e a resiliência do povo gaúcho", destaca.

A Record, em retorno para a reportagem do Coletiva.net, disse que todos os repórteres foram convocados para o evento, tendo um rodízio de profissionais na escala. A programação será por meio de entradas gravadas, além de links da feira. A reportagem também entrou em contato com Band-RS, Jornal do Comércio e Rádio Guaíba, mas, até o fechamento desta matéria, não teve retorno. 

Comentários