Edição de 2025 do Festival de Cinema de Gramado terá abertura oficial em instantes
Estarão presentes autoridades e a Orquestra Sinfônica de Gramado
Daqui a pouco, às 16h, a edição de 2025 do Festival de Cinema de Gramado terá a sua abertura oficial. A celebração, marcada para acontecer na Rua Coberta, contará com a presença de autoridades, bem como a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Para cobrir o evento, até o momento foram credenciados 151 profissionais de imprensa.
Logo após a solenidade inicial, a programação segue para o Palácio dos Festivais, com a entrega do troféu Kikito de Cristal para o homenageado Rodrigo Santoro. Em agosto, o ator completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira. A distinção será finalizada com a exibição do longa 'O Último Azul', de Gabriel Mascaro, estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás.
Fora de competição, o filme é inédito no Brasil e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano. Também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, onde Weinberg recebeu o prêmio de melhor interpretação.
O longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão "desfrutar" os últimos anos de vida. Antes do exílio compulsório, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar o último desejo.
Coletiva