Estreia a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros no Festival de Cinema

Premiação conta com 10 projetos selecionados pelos curadores do evento, sendo seis de ficção e quatro documentários

16/08/2025 18:15 / Atualizado em 16/08/2025 20:29
Estreia a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros no Festival de Cinema /Crédito: Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto

A Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros teve início neste sábado, às 18h, com o filme 'Nó', de Laís Melo. Rodado em Curitiba, no Paraná, o longa acompanha Glória, mulher que atravessa um divórcio conturbado, enfrenta dificuldades financeiras e precisa concorrer a uma vaga de supervisora na fábrica onde trabalha, ao mesmo tempo em que luta pela guarda das três filhas. 

No 53º Festival de Cinema de Gramado, a mostra tem 10 projetos selecionados pelos curadores do evento, competindo em duas categorias: são seis de ficção e quatro documentários. Os longas disputam o Kikito,  principal prêmio do evento. 

A competição de longas-metragens brasileiros selecionou filmes que refletem a diversidade da sociedade e oferecem perspectivas para um futuro mais justo e inclusivo. A curadoria é realizada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuário, que trazem para a competição obras com qualidade técnica, artística e criativa. Santuário diz que "foi privilegiado nesta seleção a diversidade, tanto de temas quanto de regiões diferentes do Brasil". Ele completa: "Eles retratam assuntos como etarismo, violência urbana e morte no universo infantil-juvenil, criando projetos críticos com reflexões e entretenimento". 

Filmes concorrentes

FICÇÃO

'A Natureza das Coisas Invisíveis' (DF), de Rafaela Camelo

Rodado em Brasília, o longa acompanha a história de Glória, uma menina de 10 anos que passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. No elenco, estão Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia. Com passagem por festivais como o de Guadalajara, Cartagena e Seattle, o filme é produzido pela Moveo Filmes e distribuído pela Vitrine Filmes. 

'Cinco Tipos de Medo' (MT), de Bruno Bini

Cinco vidas aparentemente desconectadas colidem num caminho sem volta. Murilo, jovem músico que vive um luto, se envolve com Marlene, uma enfermeira que está em um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias se cruzam com as de Luciana, policial movida por vingança, e de Ivan, advogado com intenções ocultas. O elenco é composto por Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã. A produção é da Plano B Filmes e da Druzina Content, com distribuição da Downtown Filmes. 

'Nó' (PR), de Laís Melo

Glória atravessa um divórcio conturbado e precisa mudar-se com suas três filhas para um prédio no centro de Curitiba. Com condições financeiras difíceis e ameaçada pelo ex-marido que pede a guarda integral das filhas, ela se vê obrigada a disputar uma vaga de supervisora com sua melhor amiga e outros colegas na fábrica onde trabalha. Integram o elenco Saravy, Sali Cimi, Antonia Saravy, Clarice Carvalho e Fernanda Silva. Produzido por Antonio Gonçalves Junior e Diogo Capriotti, o longa tem distribuição da Elo Studios.

'Papagaios' (RJ), de Douglas Soares

O personagem central é Tunico, o "Papagaio Pirata" mais famoso do Rio, que está sempre seguindo repórteres para aparecer na TV. Após um grave acidente, ele conhece Beto, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz, em um país com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias. No elenco, estão Gero Camilo, Ruan Aguiar, Leo Jaime, Ernesto Piccolo e Angela Paz. A produção é assinada por Mayra Lucas, Luiza Favale, Paulo Serpa, Heitor Franulovic e Lucas Barão. 

'Querido Mundo' (RJ), de Miguel Falabella

A queda de uma ponte numa noite de tempestade une os mundos de Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), que acabam por se encontrar no Rio de Janeiro nos escombros de um prédio abandonado por seus construtores. Marcello Novaes, Danielle Winits, Cintia Rosa e Pia Manfroni também estão no elenco. A produção é da Ananã Produções e a distribuição é da O2 Play. 

'Sonhar com Leões' (SP), de Paolo Marinou-Blanco

Gilda (Denise Fraga), uma imigrante brasileira vivendo em Lisboa, tem  apenas um ano de vida pela frente após o diagnóstico de uma doença terminal. Seu único desejo é morrer enquanto tem sua dignidade e ainda é ela mesma. Com estreia internacional na Marché Du Film pelo Tallinn Black Nights Goes To Cannes Showcase, o longa de São Paulo é produzido pela Capuri Filmes e distribuído pela Pandora. No elenco, também estão João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro e Sandra Faleiro.

DOCUMENTÁRIO

'Para Vigo me Voy' (RJ), de Lírio Ferreira e Karen Harley

uma viagem cinematográfica que atravessa o Brasil e seu cinema, articulando momentos emblemáticos da filmografia de Diegues com depoimentos, entrevistas e registros inéditos. O documentário resgata cenas dos filmes do caca 

reflexões sobre o Brasil, a cultura popular e a força transformadora do cinema.

'Os Avós' (AM), de Ana Ligia Pimentel

Este filme é um mergulho na rotina de avôs e avós jovens - entre 30 e 35 anos - no Amazonas. Uma realidade antecipadora das funções sociais e familiares com graves consequências para a vida que é comumente naturalizada, porém muito cruel, geradora de conflitos geracionais, estruturais e culturais

'Lendo o Mundo' (RN), de Catherine Murphy e Iris de Oliveira

No início dos anos 1960, Paulo Freire liderou um projeto experimental no nordeste do Brasil, permitindo que centenas de adultos lessem, escrevessem e votassem. A agitação política levou ao exílio de Freire, durante o qual ele se tornou um ícone global, promovendo a democracia por meio da educação.

'Até Onde a Vista Alcança' (SP), de Alice Villela e Hidalgo Romero

Um guerreiro indígena Kariri-Xocó desenha no chão o território memorial de seu povo, planejando uma nova retomada. O filme percorre este território e retoma um modo de ser adormecido, conectando terra, política e espiritualidade.

A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.