O jornalista Fábio Almeida, com passagens pela rádio Gaúcha e RBS TV, deixou o cargo de oficial de Comunicação da Sessão de Comunicação Social do Comando Militar do Sul (CMS). O profissional poderia servir até 2028, porém, decidiu se despedir dos colegas e amigos por julgar que o ciclo no Exército Brasileiro havia sido concluído.
Em 2019, quando ainda estava na Rede Globo, teve a oportunidade de deixar o Estado para trabalhar em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Porém, Fábio decidiu ficar no Rio Grande do Sul pois havia se casado há pouco tempo com Brunna Colossi, jornalista que trabalha atualmente no SBT-RS, e desejava ficar próximo da família. ?Saí na minha melhor fase da RBS TV por respeitar ciclos. Decidi mudar tudo e mudei. Foi quando recebi a informação do processo seletivo do Exército e consegui passar?, relatou o profissional para a equipe de reportagem de Coletiva.net.
O jornalista ingressou no CMS em 2020 e logo de cara teve que lidar com a pandemia. ?Foi um momento completamente atípico. O Exército entrou em uma prontidão de guerra, e o inimigo era o Covid-19. Foi um período de prova, em que fizemos muitas coisas diferentes, tanto eu, como jornalista, quanto os militares que estavam lá.? Apesar das dificuldades, Fábio contou que viveu experiências enriquecedoras que o tornaram uma pessoa completamente diferente de quando entrou.
Nos quatro anos como oficial, visitou diferentes cidades do interior do Estado e viajou para Santa Catarina e Paraná. Além disso, destacou que estão entre suas principais conquistas a introdução de reportagens no Exército, com o intuito de contar histórias, e a implementação da utilização de celulares para gravações em vídeo, visto que antes eram utilizadas câmeras. ?Foi uma experiência muito rica. Quando assumi o compromisso de elevar a Comunicação do CMS em 2020, levei muito a sério, e acho que consegui deixar minha contribuição?, avaliou.
Sobre a despedida, o profissional relatou que a saída foi muito emocionante, com três dias de despedidas, honrarias e cerimônias de agradecimento. 'Eu não tinha noção de que fui importante para tantas pessoas. Recebi muitas homenagens e muito carinho dos colegas?, disse. Ele acrescentou que ficará com saudades dos amigos ?altamente qualificados? que fez no período. Agora, Fábio pretende tocar projetos pessoais na internet, outros com a sua mulher e em empresas das quais é sócio, voltando, em breve, para o mercado.