Luto na Comunicação: falece jornalista Wanderlei de Brito
Docente, jornalista e radialista dedicou sua carreira à formação de profissionais e à pesquisa de novas mídias no Rio Grande do Sul

Morreu, na sexta-feira passada, 27, o professor universitário, jornalista e radialista Wanderlei de Brito, aos 69 anos. Atuante no mercado de Comunicação gaúcho, teve sua trajetória marcada pela docência, pelo trabalho em rádio e televisão e por pesquisas acadêmicas sobre mídias digitais. A cerimônia de cremação ocorreu no dia seguinte de seu falecimento, sábado, 28, no Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.
Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Wanderlei também era mestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e possuía especializações em Comunicação Jornalística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Gestão Universitária pela Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Além destas formações, era graduado em Música pela Faculdade de Música Palestrina, onde posteriormente lecionou. Ao longo da carreira, conduziu mais de quatro mil treinamentos em áreas como Oratória, Mídia Training, Endomarketing e Marketing Pessoal.
Carreira e contribuições
Na Univates, foi professor e coordenador do curso de 'Radialista', com forte atuação na formação de novos comunicadores. Wanderlei, ainda, se destacou como pesquisador, com foco nos estudos em Convergência Midiática e novas plataformas digitais voltadas à produção e difusão de conteúdos radiofônicos.
Além do meio acadêmico, Wanderlei teve experiência prática em rádio e televisão, exercendo funções como produtor, apresentador e coordenador de emissoras. Seu trabalho se articulava em Comunicação e Educação, sempre voltada à qualificação profissional, ao fomento de talentos e ao fortalecimento do setor.