Farid Germano Filho terá sua trajetória narrada em e-book

Obra foi escrita pela escritora e advogada Bibiana Paz da Fontoura

Na obra serão contados os 37 anos de Jornalismo de Farid - Crédito: Arquivo Pessoal

O jornalista Farid Germano Filho terá sua trajetória narrada no e-book 'Do Rádio às Redes: O Que Aprendi e o Que Você Precisa Saber'. A obra foi escrita pela escritora e advogada Bibiana Paz da Fontoura. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, a autora contou que a inspiração de produzir o material surgiu pelo desejo de relatar a trajetória de 37 anos do comunicador. "Queria relatar como ele foi se adaptando e fez toda essa transição na carreira. Iniciou no rádio, depois atuou na TV e atualmente está na internet." Mesmo sem um evento presencial, o livro será lançado em 26 de fevereiro.

Outro objetivo da obra era poder abordar como Farid se manteve relevante para o público que o acompanhava desde os tempos do rádio. "Atualmente, a maior parte do público dele tem de 15 a 33 anos, então são pessoas novas que conheceram o seu trabalho e se fidelizam. E tem gente que foi apresentada a ele desde o rádio e que hoje vê os filhos o acompanhando no TikTok", citou.

O livro é direcionado para jovens jornalistas, seguidores do comunicador e quem deseja ser influenciador digital. "Também é voltado para quem quer seguir o Jornalismo Esportivo. Quis narrar pelos olhos dele, dando dicas das estratégias que ele utilizou para ter seus fãs."

Para a autora, a maior dificuldade na produção da obra foi conseguir transmitir os conhecimentos do Farid, e como plataforma exige uma postura diferente da outra. "Conversei com ele para tentar entender também, pois pessoalmente, não tenho todas as redes sociais, então queria saber como funcionava o comportamento do público. Foi um grande desafio passar todas essas informações para o e-book", afirmou.

Livro

Para Farid, a iniciativa de Bibiana de escrever um livro contando sua trajetória o emociona. "Não sei se sou merecedor de tamanha homenagem. São 37 anos de Jornalismo, nos quais passei por todos os veículos do Rio Grande do Sul, menos pelo SBT-RS", disse.

O comunicador recordou que saiu do rádio e foi atuar nas redes sociais e que há três anos cria conteúdo para o seu canal no YouTube e Instagram. "Recentemente, abri uma conta no TikTok. Essa mudança foi uma reformulação geral. Uma reconstrução de vida total, mas extremamente importante e significativa", explicou.

Bastidores

De acordo com Farid, o leitor encontrará no livro relatos de bastidores, sobretudo de como era fazer rádio quando começou em 1989 na rádio Gaúcha, na década de 1990 e no início dos anos 2000. "Era diferente dos dias atuais, o meio virou uma grande live, pois transmite tanto no dial quanto no vídeo. Também direi as dificuldades de se fazer a Comunicação naquela época", disse.

Farid contou que este projeto conta com 95% de produção da Bibiana com a realização de pesquisas, entrevistas com ele e de montar a obra, e 5% dele passando informações e contando histórias de bastidores. "Foi um trabalho recompensador e espero que seja uma agradável leitura, pois se trata de um livro fácil de ler, rápido, dinâmico e envolvente." 

Quando lançar o livro, o comunicador espera que haja uma aceitação boa. "É algo que me emociona, deixa-me feliz e que me faz, cada vez mais, amar, respeitar e dignificar a minha profissão. Eu tenho muito orgulho de ser jornalista", finalizou.

Comentários