Farol Jornalismo lança guia sobre Inteligência Artificial para jornalistas
Documento tem como objetivo fornecer informações essenciais e relevantes sobre o tema aos comunicadores

A Farol Jornalismo, newsletter que acompanha movimentos da área no Brasil e no mundo, lançou o guia 'O mínimo que um jornalista precisa saber sobre Inteligência Artificial para começar 2024', um manual sobre a tecnologia destinado para os profissionais do setor. O documento tem como objetivo fornecer informações essenciais e relevantes sobre o tema aos comunicadores e pode ser conferido na íntegra por meio do link.
O guia é baseado no conteúdo publicado pela Farol em suas newsletters ao longo do ano passado. Segundo números do veículo, em cerca de 80% das edições de seus boletins informativos foram abordados temas relacionados à Inteligência Artificial (IA). No manual são tratados tópicos como a definição do conceito de IA, o que são modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês), ChatGPT e seus usos, utilidades e perigos/problemas de uma IA generativa nas redações, e recomendações de cursos sobre o uso da ferramenta no Jornalismo.
O documento foi produzido pelo editor executivo da Farol Jornalismo, Giuliander Carpes e editado pelo cofundador da iniciativa, Moreno Osório, e pela jornalista Lívia Vieira. No capítulo de introdução, o autor registra: "Ao longo de 2023, nos debruçamos quase toda a semana sobre o tema da Inteligência Artificial no Jornalismo. Esse guia é um esforço para dar sentido à superabundância de conteúdo relacionado ao assunto."