Fenaj realiza plenária sobre segurança dos jornalistas
Encontro virtual tem como pauta a apresentação do novo Protocolo Interno de Segurança dos Jornalistas e da planilha de registros de casos de violência contra a categoria
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) promove, na segunda-feira, 30, às 19h30, uma plenária sindical virtual com os Sindicatos de Jornalistas filiados. O encontro será realizado pela plataforma Zoom e tem como pauta a apresentação do novo Protocolo Interno de Segurança dos Jornalistas e da planilha de registros de casos de violência contra a categoria em 2025.
A atividade faz parte das ações conduzidas pela Secretaria de Saúde e Segurança da Fenaj, com foco na proteção dos profissionais da imprensa. De acordo com a presidenta da entidade, Samira de Castro, a participação dos sindicatos é necessária para consolidar uma política nacional de enfrentamento à violência contra jornalistas. "O protocolo que vamos apresentar tem a função de orientar as entidades e organizar a atuação nos estados", afirma.
O secretário de Saúde e Segurança da Fenaj, Norian Segatto, destaca que o registro dos casos é parte do trabalho de monitoramento. "A nova planilha vai possibilitar o acompanhamento contínuo dos casos de violência, servindo de base para denúncias e cobranças às autoridades", explica. A atuação da Federação inclui participação no Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas e Comunicadores, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e na Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), grupo que reúne entidades voltadas à defesa da liberdade de imprensa e da segurança dos profissionais.
Coletiva