Futebol em luto: morre, aos 67 anos, Marco Antônio Pereira

Narrador teve uma parada cardíaca no início de março

Marco Antônio Pereira tinha mais de 40 anos de serviços à Comunicação - Crédito: Arquivo pessoal

Morreu na madrugada deste domingo, 17, o narrador Marco Antônio Pereira. Aos 67 anos, o Marcão, como também é conhecido, teve uma parada cardíaca em 4 de março e foi submetido a uma cirurgia em 6 de março. O falecimento é decorrente de problemas cardíacos. As informações sobre a cerimônia de despedida ainda não foram divulgadas. O locutor deixou o filho Henrique Pereira, também jornalista.

Nas redes sociais, uma série de comunicadores registraram condolências em homenagem ao colega. "Vai com Deus, Marcão. Mas, não precisava ser agora. Falamos ontem ainda, Gordão. Que Deus te receba da mesma forma que tu sempre recebeu seus amigos. Sorrindo e com alguma piada. Te amo, irmão e foi um prazer conviver contigo nos seus últimos dias", escreveu Alex Bagé em perfil no X. Atualmente, Marco narrava jogos do Grêmio, time com que identificava-se, no canal de YouTube de Bagé. 

Cid Martins, assessor de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e ex-repórter de rádio Gaúcha, comentou a publicação. "Bah, que notícia triste, amigo. Grande, Marcão, um dos melhores e muitas risadas demos junto na Gaúcha. Descanse em paz e sentimentos à família", escreveu. 

O 'Sala de Domingo', programa dominical da rádio, dedicou parte da atração para homenageá-lo, ao revisitar alguns gols narrados por ele."Ele era um gênio dos bordões. Um gênio. O Jornalismo perde alguém muito grande", disse José Alberto Andrade. Dentre os principais bordões que ficaram marcados na história do rádio gaúcho estão: 'Mas que peninha', 'Caiu o barraco', 'Que lance coisa querida' e 'É do Goiás'. 

Em perfil no X, o Internacional publicou uma manifestação de condolência pela partida de Marcão. "Neste domingo (17), um dos grandes narradores da história do Rio Grande do Sul nos deixou. Descanse em paz, Marco Antônio Pereira. Sua voz está eternizada na memória da torcida colorada. Em homenagem, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou que antes da partida entre Inter e Juventude, neste domingo, pela semifinal do Gauchão, será realizado um minuto de silêncio em memória ao locutor. 

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) publicou uma nota lamentando a perda de Marcão, ex-presidente da entidade. "Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão esteve ao nosso lado por mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história. A Aceg presta condolências aos colegas, amigos e familiares", diz o comunicado. Outra entidade a prestar solidariedade foi a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). "A ARI lamenta a morte do jornalista Marco Antônio Pereira, o Marcão", assina a manifestação.

História

Nascido em São Leopoldo, Marcão trabalhou em Band-RS, rádio Gaúcha, rádio Grenal e rádio Guaíba, e soma 40 anos de profissão. Em janeiro de 2023, o locutor publicou um vídeo em perfil pessoal no Instagram, no qual se assumiu gremista. Atualmente, o comunicador atuava como locutor no canal do YouTube de Alex Bagé, em que são transmitidos os jogos do Grêmio.

Confira as manifestações na íntegra:

Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg)

Nota de Pesar: falecimento do ex-presidente Marco Antônio Pereira

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) lamenta, profundamente, o falecimento do seu ex-presidente Marco Antônio Pereira da Silva, ocorrido neste domingo (17), aos 67 anos de idade.

Apresentador, locutor esportivo nas rádios Progresso de Novo Hamburgo, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Grenal, dentre outras, Marcão esteve ao nosso lado por mais de 40 anos na crônica esportiva do Estado. Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história. 

A ACEG presta condolências aos colegas, amigos e familiares.

Associação Riograndense de Imprensa (ARI)

Nota de pesar


Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lamenta a morte do jornalista Marco Antônio Pereira - Marcão

É com pesar que a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) informa a morte do jornalista e narrador esportivo Marco Antônio Pereira, aos 67 anos, neste domingo, 17/03.

Marcão trabalhou na rádio Gaúcha, Band-RS, rádio Grenal e rádio Guaíba, e somou 40 anos de profissão. Em janeiro de 2023, o locutor publicou um vídeo em perfil pessoal no Instagram, no qual se assumiu gremista.

O comunicador atuava como locutor no canal do YouTube de Alex Bagé, em que são transmitidos os jogos do Grêmio. Ele passou por uma cirurgia de cateterismo na quinta-feira, 7. Havia sofrido um infarto três dias antes. A família ainda não informou os detalhes da despedida.

 

Comentários