O teletrabalho permeou as redações em 2020 e, conforme a gerente de Produto Digital de GZH, Débora Pradella, foi um dos principais desafios para a equipe do site, que atua remotamente desde março. ?Tivemos que alinhar processos, criar novas formas de comunicação e aprender a trabalhar de um jeito diferente para seguir entregando nossos conteúdos com qualidade?, explicou a gestora ao Coletiva.net.
Mesmo com as dificuldades, os últimos meses também foram de conquistas, conforme a jornalista. Ela destacou que 2020 se encerrou com a melhor audiência desde 2017, quando GZH foi lançado, e listou outros índices: ?Tivemos recorde histórico em março com 96,9 milhões de pageviews no site e aplicativo de GZH, e mais de 30 milhões de usuários únicos?.
A executiva ainda ressaltou outra meta atingida: a de receitas de assinaturas orgânicas, que superou 2019 em 19%. Mas a atenção ao conteúdo segue como um dos principais focos da equipe. Débora enfatizou a importância dos materiais produzidos em situações como a pandemia de Covid-19: ?O ano termina com muitos aprendizados e, principalmente, com a certeza da relevância do Jornalismo para a nossa sociedade em momentos graves como os que vivemos em 2020?, disse.
A cobertura sobre o novo coronavírus, inclusive, foi uma das principais para GZH no ano que passou. Os conteúdos foram feitos em diferentes formatos para levar ao público as informações mais importantes, inclusive criando uma editoria aberta, com conteúdos gratuitos de serviço, como relatou a gestora ao portal. Outro ponto forte do Jornalismo da equipe em 2020, para Débora, foram as eleições, com a produção de debates, entrevistas, vídeos e newsletter, para ajudar na decisão do voto.
Outras modificações apontadas pela executiva foram a intensificação das práticas do 'Jornalismo de Soluções' e do 'Jornalismo de Engajamento' e a evolução do aplicativo de GZH. O app passou a contar com a inclusão da réplica de ZH e das informações e recursos de personalização de 'Colorado' e 'Tricolor', melhorando a experiência dos usuários, de acordo com pesquisa feita pela empresa.
Para 2021, a expectativa de GZH é um aumento de 18% na receita digital e de 22% na carteira de assinantes digitais, revelou a gerente de Produto Digital. ?Sabemos que temos muito a evoluir ainda?, observou Débora. E, para isto, ela afirmou que a equipe buscará ainda mais a proximidade com o público, por dois meios: uma aceleração das práticas do 'Jornalismo de Soluções' e do 'Jornalismo de Engajamento', além de conhecer e atender aos usuários sobre melhorias.