A terceira edição do South Summit Brazil (SSB) ocorrerá entre 20 e 22 de março e o governo do Estado prepara 12 ações sociais a serem desenvolvidas ao longo do mês de realização do evento. A ação envolve seis secretarias e as atividades buscam beneficiar diferentes grupos sociais, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso a ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo.
As ações serão realizadas antes, durante e depois do evento, dentro e fora dos muros do Cais Mauá, que receberá o SSB, e foram produzidas de maneira alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as práticas estão palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), à frente do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), destaca a importância do SSB na inclusão de públicos variados. ?Não são apenas os números que comprovam o sucesso do South Summit Brazil. Sabemos que o capital humano é o bem mais precioso para o desenvolvimento social e econômico do Estado. A inclusão, assim como a igualdade de oportunidades, são fundamentais nesse contexto.? O político relata ainda que iniciativas como o South Summit Next Gen, realizado em 2023, que reuniu 3 mil estudantes das redes pública e privada de ensino no Auditório Araújo Vianna, provam que ?a Inovação pode estar em tudo e em todos?.
Enquanto isso, Lisiane Lemos, titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), informa que as ações demandam um esforço integrado das secretarias para incluir pessoas da periferia. ?Alinhados aos ODS, e com todas as pastas presentes em conjunto com organizações da sociedade civil, conseguiremos demonstrar que Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo são para todos. Levaremos, assim, o South Summit para os nossos 497 municípios de forma presencial, híbrida ou digital?, afirmou.
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) desenvolveu quatro ações no mês do SSB. Entre eles destaca-se o projeto 'Jovem Inovador' que promove um concurso no qual grupos de jovens devem enviar vídeos propondo soluções inovadoras para problemas de suas comunidades. Seis equipes serão selecionadas para receber mentoria do Programa DUXtec ? rede de inovação social, e a primeira colocada ganhará ingressos para o último dia do SSB.
Além disso, o 'Inovação no Combate à Violência Contra a Mulher' consiste em um ônibus lilás com tecnologia de ponta e uma equipe especializada para atender mulheres vítimas de violência. A ação será lançada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e oferece apoio a mulheres em comunidades do programa RS Seguro. Em uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Herself, apenadas da Penitenciária Feminina de Guaíba passarão por uma capacitação para aprender a confeccionar bioabsorventes. O objetivo é a produção de mil produtos que serão distribuídos para estudantes de escolas públicas e para as próprias confeccionistas. Para conferir outras iniciativas do governo basta acessar o link.