Jayme Sirotsky será homenageado com Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Honraria é concedida anualmente pelo Comitê de Liberdade de Expressão da Associação Nacional de Jornais

12/03/2025 10:00
Jayme Sirotsky será homenageado com Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa /Crédito: Divulgação

O presidente emérito do Grupo RBS e empresário Jayme Sirotsky será homenageado com o 'Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa'. A honraria é concedida anualmente pelo Comitê de Liberdade de Expressão da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A decisão foi unânime da diretoria da entidade, que representa os principais jornais brasileiros. 

O reconhecimento será entregue em cerimônia que ocorrerá em 27 de março, às 18h, na residência de Jayme Sirotsky, em Porto Alegre. Devido às características do local, o acesso à imprensa está restrito, porém a ANJ e a RBS garantirão a distribuição imediata de texto e imagens.

Para Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ, a distinção para Jayme Sirotsky tem um sentido especial. De acordo com o dirigente, o prêmio foi concedido por unanimidade por sua trajetória em defesa da liberdade de imprensa dentro e fora do Brasil. ?Fez história ao levar para a Associação Mundial de Jornais os princípios e valores em defesa de uma imprensa livre que sempre defendeu nas suas atividades de Comunicação no Brasil. É uma honra e uma alegria pessoal homenagearmos esse grande brasileiro?, afirma.

Breve trajetória

A trajetória de Jayme Sirotsky na Comunicação tem mais de 60 anos, desde que se associou ao irmão Maurício Sirotsky, em 1962, na gestão da rádio Gaúcha. Como vice-presidente, até 1986, presidente, até 1991, e presidente do Conselho de Administração, até 2008, construiu uma sólida reputação de empresário inovador. Pesquisou tecnologias de ponta para equipar a RBS TV e implantar um sistema pioneiro no país de impressão offset de jornais.

 Em paralelo à sua atuação como empresário, Jayme Sirotsky sempre esteve à frente de entidades, movimentos e iniciativas em defesa das liberdades de expressão e de imprensa. O comunicador foi o primeiro latino-americano a assumir a presidência da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), quando se consagrou como um reconhecido líder mundial de imprensa.