A partir desta sexta-feira, 12, até este sábado, 13, ocorre o 'Latina', evento que reúne comunicadores, jornalistas e ativistas da América Latina. Na ocasião, a jornalista e ex-deputada federal Manuela D'Ávila participará do cronograma do evento, abordando sobre 'Comunicação em chamas: democracia sob ataque'. A iniciativa realizada em São Paulo tem por intuito debater os desafios da Comunicação em tempos de avanço autoritário, eleições no continente e emergência climática.
Os dois dias possuem programação que se iniciam pela manhã, às 10h, e se estendem até às 21h, com conversas que também serão voltadas às narrativas climáticas em disputa na COP 30, que acontece em Belém em 2025, com foco na Amazônia como centro das decisões globais sobre o futuro do planeta. A programação ainda inclui os Laboratórios Criativos, espaços de articulação e troca de metodologias sobre Comunicação feminista, eleições na América Latina, Jornalismo Investigativo e memória e justiça.
O encerramento do encontro será marcado pela mesa 'Redes em revolta: tecnopolítica para hackear o futuro', que busca apontar caminhos para o uso da tecnologia em prol da participação cidadã e da justiça social, bem como a festa conduzida pelo colombiano DJ Mecato Selecto, que visa celebrar a potência cultural da região. A ação deseja se consolidar como um espaço de reflexão e construção coletiva de novas estratégias de Comunicação e democracia para o continente.