Jornalistas participam de encontro na Arquidiocese de Porto Alegre

Sínodo para a Amazônia, que inicia neste domingo no Vaticano, foi tema do evento

Evento aconteceu nesta quinta-feira - Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 3, Dom Jaime Spengler, arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, recebeu, na Cúria Metropolitana, um grupo de jornalistas para o encontro 'II Diálogos da Igreja Católica com a Mídia'. O tema do evento foi o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que se inicia neste domingo, 6, e segue até o dia 27 deste mês, no Vaticano.

Estiverem presentes no evento Affonso Ritter, jornalista com site independente, apresentador da RDC TV e colunista do Jornal do Comércio; Jônatha Bitencourt, jornalista da Band RS; Marcio Irion e Joel Queiroz, da RDC TV; Flávia Stahl, da Rádio Fraternidade; Walter Brum Monteiro, da Rádio Aliança; e José Zanandréa, da Rede Vida.

Na ocasião, a assessoria de comunicação entregou aos convidados um exemplar da 'Encíclica Laudato si', documento apresentado pelo Papa Francisco, em 2015, e que é base para o encontro sobre a Amazônia. O Sínodo dos Bispos é uma assembleia que representa o episcopado de todo o mundo e tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja, com o seu conselho, para procurar soluções pastorais que tenham validade e aplicação universal.

O Sínodo para a Amazônia foi convocado pelo Papa Francisco e terá como tema 'Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral' e examinará questões para "cada pessoa que habita neste planeta", como afirma o Papa. O objetivo principal será identificar novos caminhos para a evangelização na região, com olhar especial para os indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno. A crise da Floresta Amazônica também será abordada.

Comentários