Juliana Bublitz recebe título de 'Amiga do Livro'

Honraria é devido a atuação em defesa da feira literária de Porto Alegre

Juliana Bublitz recebe honraria na próxima segunda-feira - Crédito: Mateus Bruxel

A jornalista e colunista de GZH, rádio Gaúcha e Zero Hora Juliana Bublitz será homenageada com o título de 'Amiga do Livro', devido à sua atuação em defesa da Feira do Livro de Porto Alegre. A honraria será concedida em cerimônia realizada na próxima segunda-feira, 22, no barco Cisne Branco (Avenida Mauá, 1050, Armazém B3), das 19h às 21h, pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), como parte das comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Segundo o presidente da CRL, Maximiliano Bordon Ledur, a atuação de Juliana foi decisiva. O empenho da jornalista ao acertar sobre a falta de investimento que ameaçava a realização do evento em 2023 sensibilizou lideranças da esfera pública estadual e municipal, de acordo com o gestor. Isso aconteceu a partir de uma uma série de notas publicadas em coluna, que a profissional chamou a atenção do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

A mobilização de Juliana foi iniciada quando a profissional soube que, pela primeira vez, a feira ficou de fora da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), devido à alteração dos critérios de avaliação do mérito cultural pelo Conselho Estadual da Cultura. Ciente de que o fato prejudicaria a programação, a colunista se posicionou e escreveu um texto convocando Eduardo Leite com o título 'É hora de apoiar a Feira do Livro'.

"Chamei o governador na responsabilidade, só não imaginaria que a cobertura teria tanto impacto", relembra Juliana. A repercussão da coluna e a mobilização do colega Paulo Germano, também colunista de GZH, Gaúcha, RBSTV e Zero Hora, impactaram a Câmara Municipal de Porto Alegre e empresários, que contribuíram para levantar fundos e viabilizar o evento.

Juliana afirma que frequenta o evento desde 1997 e se considera uma defensora da cultura. Para a colunista, receber a homenagem é uma "honra inestimável". "Ao chegar à 70ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma das poucas no Brasil que mantém características originais, como a gratuidade e a conexão de livreiros com o público", diz.

Comentários