Lançamento: jornalista e empresário publicam livro sobre associativismo
Obra tem como objetivo aprofundar o tema e contar a história do movimento no Rio Grande do Sul

O jornalista e escritor Emilio Rotta e o empresário e engenheiro Ivandro Carlos Rosa lançaram o livro 'Vale do Taquari: o Vale do Associativismo', pela editora Kallós, de Caxias do Sul. A obra tem como objetivo aprofundar o tema, contar a história da iniciativa no Rio Grande do Sul e relatar os movimentos realizados nos últimos anos dentro do sistema associativo.
O livro de 127 páginas é fruto de quase dois anos de trabalho de pesquisa, e com informações regionais sobre as ações de diversas entidades após a enchente que atingiu o Estado em 2024. A obra conta também com entrevistas de lideranças associativas estaduais, como o presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa.
De acordo com Ivandro, que atua há anos em diretorias de entidades empresariais, ele se deparou com o desafio de inspirar novas lideranças e fomentar a sucessão nas marcas associativas. "Ao observar pesquisas bibliográficas, constatei a carência de publicações que retratem a atuação estratégica destas entidades associativas que ajudam a dinamizar a economia e o desenvolvimento social e econômico de várias regiões", explica.
Para Emilio, o associativismo é um tema apaixonante e importante para qualquer comunidade, pois ele está em tudo que cerca as pessoas, e muitas vezes não é percebido. "A dedicação destas pessoas que, voluntariamente, trabalham em prol de um bem maior, o coletivo, é inspiradora e deveria servir como exemplo para todos os níveis de nossa sociedade", analisa.
Associativismo
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos. É uma estratégia de desenvolvimento ancestral, simbolizada no bordão "a união faz a força". A metodologia pode ser aplicada em qualquer área de atuação e possibilita evoluir mais do que a concorrência. A única exigência é que haja pontos e características em comum, como a utilização das mesmas matérias-primas, tipos de produtos ou serviços.