Lume lança método para analisar 'maturidade de Analytics' das empresas

Consultoria em resultados on-line pretende qualificar parceiros para captação e análise de informações

Cristian Magalhães (esq) e Anderson Fagundes, sócios da Lume - Growth Partner - Divulgação

Sua empresa possui 'maturidade de Analytics'? Responder esta questão é o objetivo da Lume - Growth Partner, com o novo método que apresenta ao mercado. A Consultoria em resultados on-line do Sul do País pretende qualificar o potencial das empresas parceiras na captação e análise das informações coletadas na ferramenta.

Conforme os sócios da Lume, os gaúchos Anderson Fagundes e Cristian Magalhães, a ideia surgiu de dados levantados em estudos. De acordo com pesquisa da Gartner, por exemplo, 87% das instituições avaliadas têm baixa maturidade quando o assunto é mensuração de resultados on-line.

Atuando com foco em SEO e Analytics, a equipe da Lume percebeu, também na prática, que muitas empresas que têm o Google Analytics instalado não compreendem bem como utilizá-lo. "São empresas que investem em redes sociais, mídia, conteúdo orgânico, mas não conseguem dizer se esse esforço está surtindo efeito", explica Fagundes, CEO da consultoria. 

A iniciativa está em fase piloto, mas já possui etapas estruturadas para identificar em qual estágio a empresa se encontra em termos de Analytics: iniciante, intermediária ou avançada. A novidade da Lume visa a posicionar os parceiros em um modelo estruturado, com início, meio e fim, além de uma rotina definida envolvendo diagnóstico, auditorias e treinamentos, de acordo com a maturidade identificada em cada empresa.

A consultoria destaca que é essencial conhecer bem a ferramenta que usa, aplicá-la de maneira estratégica, além de difundir o conhecimento entre o time, para atingir resultados. "Acreditamos que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. O Google Analytics é um meio para mensurar esses resultados, avaliar o desempenho e fazer ajustes para buscar mais eficiência, lucro e outros objetivos que a empresa tenha", destaca Fagundes.

Com sete anos no mercado, a empresa tem no currículo marcas nacionais como JBL, Melissa, Panvel, Perdigão, entre outras, incluindo a Arezzo, nos Estados Unidos. Agora, a nova metodologia promete novos patamares aos parceiros, com processos mais simples e claros, explorando, inclusive, a privacidade das informações, a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mais detalhes sobre o método 'maturidade de Analytics' podem ser conferidos no site da empresa.

Comentários