Marcelo Leite é um dos palestrantes do Fórum do Mercado e Indústria Digital
Diretor-executivo de Transformação Digital do Grupo RBS tratou sobre Brandactional


Marcelo Leite, diretor-executivo de Transformação Digital da RBS, foi um dos painelistas do Fórum do Mercado e Indústria Digital (Find), promovido pela Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital do Rio Grande do Sul (Anamid RS). Ele iniciou a sua apresentação realizando o seguinte questionamento: "como equilibrar a construção da marca com resultado de curto prazo, se as pessoas não estão prestando atenção?"
Além disso, ele disse que o mundo está disperso e as empresas têm limitação de orçamento para Marketing. Para isso, ele trouxe o conceito de brandactional. Trata-se de um elemento que mistura branding e transacional, que aproveita ações transacionais, geralmente imediatas, para tentar vender a marca. "Campanhas que combinam elementos de marca com elemento transacional conseguem gerar 8% a mais em crescimento de vendas anuais", explicou Marcelo.
Como exemplo de brandactional, ele citou o balanço anual do Spotify com as preferências de cada usuário, suas músicas e artistas mais ouvidos, como ação que não só valoriza a marca mas leva à assinatura da versão premium que é onde a trend acontece. Marcelo citou, ainda, a mesa de performance mantida pelo Grupo RBS que dá feedbacks aos clientes com sugestões de ajustes nas campanhas.
"A magia está em encontrar o que esse cliente precisa fazer", enfatizou. Para ele, neste meio, existem cinco elementos fundamentais: "1). entender profundamente o consumidor e processo decisório dele; 2). mapear canais para criar pontos de contato para conversa uma contextualizada; 3). criar formas de despertar atenção para a mensagem; 4). elencar atributos da marca e garantir a manifestação na comunicação; 5). incorporar call-to-action pertinente e do momento correto.
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto da Unisinos Porto Alegre o Find, que trata sobre Branding e performance. Realizado em 29 de abril, esta é a primeira edição do evento. Durante o encontro, como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre.