Na última semana, o Ministério das Comunicações (Mcom), por meio do ministro Juscelino Filho, afirmou que 50 antenas emergenciais foram enviadas para atender a Defesa Civil e as prefeituras do Rio Grande do Sul, totalizando um número de 83 equipamentos cedidos em todo o Estado. Mais aparelhos ainda podem ser enviados, dependendo da necessidade das autoridades locais, a fim de possibilitar a retomada de serviços públicos para a população.
Além disso, algumas cidades dependem inteiramente da Mcom e da Telebras, empresa vinculada ao ministério, para conseguirem se comunicar, como são os casos de Arroio do Meio e Eldorado do Sul. Juscelino afirmou que a entidade está coordenando uma grande força-tarefa para restabelecer a Comunicação, pois, segundo o titular da pasta, ela ajuda a salvar vidas. ?A Telebras está fazendo a sua parte, já enviou dezenas de antenas que estão servindo conectividade via satélite para hospitais de campanha, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. E vamos mandar mais quantas antenas forem necessárias.?
Os aparelhos já vinham sendo utilizados pela sociedade local em diferentes setores para facilitar trabalhos e possibilitar certos trabalhos em um momento turbulento. Os dispositivos foram usados para apoio às equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes, e agora serão aplicados para mais usos.
Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.