Morre, aos 77 anos, o jornalista, publicitário e cineasta Laerte Martins

Profissional aposentado se sentia mal havia cerca de uma semana, contudo, a causa da morte não foi encontrada até o momento

28/02/2023 20:58
Morre, aos 77 anos, o jornalista, publicitário e cineasta Laerte Martins /Arquivo Pessoal

Morreu nesta terça-feira, 28, o jornalista, publicitário e cineasta Laerte Cafruni Martins, aos 77 anos. Segundo informações apuradas pela reportagem de Coletiva.net junto a uma fonte próxima, o profissional aposentado não se sentia bem havia cerca de uma semana e havia consultado com um médico nesta segunda-feira, 27.

Ele faleceu em casa, na companhia do cuidador Luciano, que prestou socorros e aplicou técnicas de reanimação, sem obter sucesso. Por enquanto, a família ainda aguarda a informação do que causou a morte de Laerte, que deve ser emitida pelo Instituto Médico Legal (IML) em breve. Divorciado, ele deixa três filhos.

Sobre

Natural de Porto Alegre, Laerte completaria 78 anos em dezembro. Formou-se em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Começou a carreira na TV Piratini e, em 1968, ainda como estudante, começou a trabalhar na sucursal de Porto Alegre do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.

Em 1969, passou a atuar como professor horista no curso de Publicidade da Ufrgs e, anos depois, foi efetivado, após aprovação em concurso. E, mais tarde, em 1972, fundou, junto com Hesíodo de Andrade - já falecido -, a agência Martins+Andrade Comunicação. Na época, chegou a receber um prêmio da organização internacional de preservação ambiental WWF pela campanha 'Adote uma Árvore'. A ação foi desenvolvida para a prefeitura de Porto Alegre.

Contudo, desligou-se da empresa e do emprego como docente anos depois para fazer uma pós-graduação de dois anos em Cinema e Televisão, no Texas, nos Estados Unidos. Antes disso, no entanto, em 1979, foi convidado a fazer parte do júri do Festival de Cannes, na França. Ao voltar para o Brasil, retornou a fazer parte do grupo de docentes da Ufrgs, função que cumpriu até 1999, quando se aposentou da profissão. Já em 1981, construiu a Sabiá Produções Artísticas.

Ao lado de Günther Staub e Valdir Loeff, seis anos depois, Laerte montou a SLM Comunicação & Marketing. Em 1995, fundou a empresa LM Multicom, focada em consultoria de Marketing e Comunicação. Ainda trabalhou na Comunicação do Hospital de Clínicas e, por último, atuou como consultor em Marketing.