Na próxima quarta-feira, 24, às 17h, será inaugurada no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020, bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, a exposição 'São Miguel das Missões - O Sonho e a Ruína'. A mostra, que ficará aberta até 20 de março, conta com imagens capturadas pelo fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, que buscam fazer um relato do patrimônio histórico da cidade gaúcha. A curadoria é da curadora Paula Ramos. O espaço fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
A mostra tem como objetivo apresentar uma perspectiva intrigante sobre a redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo, que é um sítio arqueológico reconhecido como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há 40 anos. A exposição é composta por 40 painéis fotográficos em preto e branco, acompanhados por espaços com textos e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Paula descreve que as fotografias mostram, em sua opinião, uma irrestrita magia ao prolongar algo que existiu, mas que ao mesmo tempo é pura ficção. ?No silêncio dessas pedras, na rugosidade de suas superfícies, no vazio dos nichos e na melancolia dos fragmentos soltos pelo chão outrora árido, a solidez e a transitoriedade dialogam, em suas várias possibilidades?, destaca.
Já para o crítico de arte Paulo Herkenhoff as fotos são imagens que exigem olhares contritos. "As fotografias de São Miguel das Missões pelo Felizardo são o extremo da capacidade de ruínas falarem ao presente, de pedras silenciosas orarem contritaticamente", comenta.