No 'Fala, Mercado!', Carlos Etchichury e Leandro Olegário abordam sensacionalismo e ética

Novo episódio do programa apresentado pela diretora de Coletiva.net, Márcia Christofoli, já está no ar em Coletiva.tv

Leandro Olegário (esquerda) e Márcia Christofoli (centro) entrevistaram Carlos Etchichury (direita) - Coletiva.tv

Foi ao ar nesta quinta-feira, 23, mais um episódio do 'Fala, Mercado!', programa apresentado pela diretora de Coletiva.net, Márcia Christofoli, no Coletiva.tv. Na edição, a divergência entre o sensacionalismo e a ética no Jornalismo é tema de debate para Carlos Etchichury, gerente-executivo do Grupo RBS, que é entrevistado por Leandro Olegário, head de Jornalismo da Associação Gaúcha de Startups (AGS).

A conversa começou com uma análise da produção jornalística brasileira do ponto de vista ético. "Parece-me que temos avançado na questão da ética profissional, dos limites e dos valores", opinou Carlos. Para ele, outro ponto de destaque é o relacionamento dos veículos com o público. Para isso, o profissional trouxe como exemplo a exposição de erros por parte das mídias noticiosas como uma forma de demonstrar respeito ao consumidor de notícias, além do modo cuidadoso como o Jornalismo tratou as informações relacionadas à pandemia de Covid-19.

Sobre o sensacionalismo, Carlos apontou que a prática é uma "fera enjaulada", já que o risco de sucumbir a ele está presente até nos veículos mais tradicionais. Isso porque se trata de uma "linha tênue, que às vezes pode ser uma palavra mal colocada", comentou Márcia. Além disso, Olegário salientou pontos decisivos dessa questão. "Isso também envolve se a cobertura é ao vivo, ou não, o tempo de maturidade do profissional, seja em algum episódio mais emblemático", pontuou. 

Assista ao episódio:

Comentários