Em celebração aos 120 anos de Erico VerIssimo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) promove um concerto em homenagem ao escritor gaúcho: 'Noite de Vento'. A apresentação será em 16 de maio, às 20h, no Complexo Cultural Casa da Ospa (CAFF - Avenida Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.
A convite da Sinfônica, o maestro e compositor João Rocha vem a Porto Alegre para reger a orquestra e estrear uma composição feita para a ocasião, 'Abertura O Tempo e o Vento'. Já a clarinetista da Ospa Ariane Rovesse interpreta, como solista, 'Concerto para Clarineta e Orquestra', referenciando um instrumento simbólico na obra de Erico Verissimo.
Programação
O concerto se inicia com a estreia mundial de 'Abertura O Tempo e o Vento', encomendada pela Ospa para celebrar os 120 anos do escritor. De acordo com João Rocha, a obra não busca traduzir em música a complexidade da trilogia homônima, mas sim explorar, por meio das diversas cores orquestrais, os elementos que dão nome à saga. ?Na trilogia de Verissimo, esses conceitos simbolizam as transformações históricas e sociais do Rio Grande do Sul ao longo de dois séculos?, afirma.
Conforme Ariane Rovesse, para Erico Verissimo, o clarinete era mais do que um instrumento - era metáfora, memória, também foi a voz narrativa que costurava tempos e afetos. ?Tocar o concerto de Copland nesta homenagem é, para mim, a convergência simbólica de minha trajetória de vida com a celebração da cultura gaúcha, que agora também é a minha.?
A Ospa encerra a apresentação com a 'Sinfonia em Sol Menor', de Alberto Nepomuceno, compositor cearense que participou ativamente da cena musical no Brasil e na Europa. A sinfonia foi composta em 1893, durante uma visita a Berlim, na Alemanha, e estreada em 1897, no Rio de Janeiro.