Parceria do projeto 'Achados e Pedidos' reúne jornalistas de todo o Brasil

Após candidatura em edital público, profissionais foram selecionados para colaborar com a iniciativa

Foram selecionados 12 profissionais - Reprodução/Abraji

Representantes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Transparência Brasil (TB) deram as boas-vindas aos 12 jornalistas que agora são parceiros do projeto 'Achados e Pedidos'. A iniciativa reúne em uma plataforma milhares de requerimentos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI), assim como as respostas da administração pública. Os profissionais foram selecionados via candidatura em edital público.

Com a oferta de uma base de dados atualizada, o 'Achados e Pedidos' busca facilitar o acesso a informações e evitar solicitações repetidas a órgãos públicos. Qualquer pessoa pode enviar os requerimentos feitos para a plataforma. Desse modo, é possível contribuir para a criação de um banco de dados extenso o suficiente para a análise, por exemplo, de taxas de resposta de cada órgão e número de recursos realizados.

No edital, houve o registro de 39 candidaturas e foram selecionados oito jornalistas, que se inscreveram individualmente, e dois veículos de Comunicação, com dois representantes cada. A escolha dos colaboradores foi realizada pelos critérios de diversidade regional, de gênero e racial, além da experiência dos inscritos com a Lei de Acesso à Informação. Os nomes de cada um, no entanto, não foram revelados.

Os jornalistas deverão, ao longo de um ano, compartilhar 60 pedidos de acesso à informação com o projeto. Em retorno, cada um receberá 12 meses de associação gratuita à Abraji e cinco consultorias sobre LAI com a Transparência Brasil. Ao final da parceria, a expectativa é que a plataforma do 'Achados e Pedidos' conte com 720 solicitações feitas por profissionais das cinco regiões do Brasil durante o processo de apuração jornalística.

Comentários