Porto Alegre sediará segunda edição do 'Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais'

Iniciativa tem por objetivo promover a formação de empreendedores culturais periféricos, líderes comunitários, agentes das culturas populares e professores

30/06/2025 15:00
Porto Alegre sediará segunda edição do 'Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais' /Crédito: Fabiana Ribeiro

Porto Alegre sediará a segunda edição do 'Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais'. A iniciativa tem por objetivo promover a formação de empreendedores culturais periféricos, líderes comunitários, agentes das culturas populares e professores. As oficinas acontecerão entre 15 e 31 de julho, das 14h às 18h, sendo que a abertura do projeto está programada para 15 de julho, às 14h, e contará com a participação do locutor e ativista social Marck B. Cruz, que falará sobre cultura em territórios periféricos.

Orientados pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, os participantes terão acesso a nove oficinas presenciais com conteúdos voltados à formação cultural e comunicacional. Os encontros acontecerão com apoio do 'RS Criativo' e da Casa de Cultura Mario Quintana, onde serão sediados, além de oficina virtual e bolsa-auxílio. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 4 de julho, por meio de formulário on-line disponível aqui.

Participações

Além de Marck B. Cruz, o evento também contará com a participação da agência Amora Produções Culturais, da jornalista Brenda Vidal e da artista Dedy Ricardo. Também terá a presença do artista Hiro Okido, de Madylene Barata, do jornalista e diretor da Nonada Jornalismo, Rafael Gloria e da mestre em Educação Raquel Kubeo.

Objetivos

O 'Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais' tem o intuito de construir coletivamente produções que possibilitem aos participantes dialogarem e refletirem sobre seu papel em suas comunidades e o impacto da cultura produzida nesses espaços, bem como lançar possibilidades de sustentabilidade e empreendedorismo. 

A iniciativa prevê, ainda, a criação colaborativa de uma revista e de um documentário, que retratarão a riqueza, os desafios e as potências culturais das comunidades envolvidas. Como forma de incentivo e inclusão, cada participante das oficinas presenciais e criações artísticas receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.200.

Para Rafael Glória, o 'Comunica' significa um marco para a história da Associação, porque o projeto propõe a transformação social a partir de uma trilha formativa que mistura Comunicação e Cultura. ?Pretendemos aproximar os participantes, empreendedores ou líderes em suas comunidades para criarem uma rede de contatos e de afeto?, comenta.

Formação on-line

A formação on-line, voltada à criação de projetos culturais, pretende alcançar 2.500 pessoas em todo o país, ampliando ainda mais o alcance do projeto. Ao final do ciclo formativo, um evento de encerramento pretende exibir o documentário e distribuir 1.500 revistas produzidas por eles. A atividade funcionará como um espaço de celebração, intercâmbio cultural e visibilidade das vozes periféricas.