Prefeitura de Porto Alegre aposta em humor para conscientizar sobre limpeza urbana
Produção da Mythago e direção de Mocita e Catota utilizam situações do cotidiano para engajar porto-alegrenses no cuidado com espaços públicos

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, recentemente, uma campanha que convida a população a cuidar da cidade como cuidar de suas próprias casas, com produção da Mythago e criação da Agência Centro. Dirigidos por Mocita Fagundes e Claudio Gzelchak, conhecido como Catota, os filmes usam humor para mostrar situações comuns nas ruas da cidade acontecendo dentro das residências.
As cenas trazem ocasiões inusitadas, como um desconhecido pichando a parede da sala, um casal descartando um sofá no pátio do vizinho ou uma senhora jogando fezes de cachorro na sala de outra família. A mensagem central é de que 'se é ruim na sua casa, é ruim na sua cidade", convidando os moradores a colaborarem com a manutenção da limpeza em Porto Alegre. "É muito bom ver e trabalhar com roteiros que se comunicam através do humor, são eficientes, inteligentes e bem abrangentes. Uma bela campanha", afirma Catota.
Manutenção da limpeza
Além dos três filmes que já estão no ar, a Prefeitura também produziu um vídeo em homenagem aos garis do DMLU, destacando o trabalho diário da equipe na manutenção da limpeza da cidade. No vídeo, os garis cantam e dançam enquanto compartilham dicas de cuidados que a população pode adotar para contribuir com a preservação dos espaços públicos.
Já Mocita destacou que a campanha busca "criar um senso comum no coletivo em cuidar da nossa cidade e cuidar das nossas casas". Para ela, o humor deixa a conscientização mais leve e amplia o alcance da mensagem. A campanha conta ainda com um jingle produzido pela Radioativa, criado a partir da música 'Hey, Tchê' do grupo Discocuecas, a fim de reforçar as orientações de cuidado com a cidade de forma didática. O filme já circula nas redes sociais e deve ganhar inserções na televisão nos próximos dias.