A agência Conversation, em parceria com o Zoho Marketing Plus, lançou uma pesquisa que mostra que 60% dos profissionais do mercado de Marketing ainda encontram dificuldades em integrar ferramentas de martech - negócios que utilizam Tecnologia para planejar, executar e mensurar qualquer tipo de estratégia de Marketing. Entre esses dispositivos, estão desde disparadores de e-mail para leads até sistemas gestores de chatbots. Além disso, o estudo aponta que 75,7% das agências aprendem sobre o uso de novas tecnologias na prática cotidiana.
Conforme o material, isso significa que os negócios ainda precisam utilizar mais de um instrumento para satisfazer as necessidades das operações . Além disso, é com a experiência do dia a dia que elas aprenderão a utilizar novos dispositivos, sem um treinamento adequado. O estudo 'Martech Trends 2024' ouviu 235 profissionais que utilizam alguma martech no departamento de Marketing ou em outros sob sua gestão.
De acordo com a pesquisa, 72% das empresas acreditam não aproveitar todo o potencial das ferramentas de martech que utilizam. Quando questionadas sobre competências e pessoas que possuem atualmente para aproveitar melhor os dispositivos, apenas 37,9% responderam positivamente.
Para Diego Ivo, CEO da Conversation, esses dados mostram que as martechs ainda têm o desafio de explorar, de forma mais eficaz, como suas funcionalidades podem transformar as atividades práticas das empresas. Mas, por outro lado, revelam que a falta de mão de obra qualificada aparece como um entrave também nesse campo.
O gestor afirma ser essencial que as empresas compreendam a importância de investir em capacitação profissional para aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis. ?A falta de integração não é apenas um problema técnico, mas também um reflexo de certa carência de habilidades específicas no mercado?, explica.
O executivo ressalta que a visão holística das ferramentas de martech é essencial para o sucesso do negócio. Conforme o gestor, a integração gera agilidade na implementação de estratégias e campanhas, além de automatizar de maneira eficiente os processos. ?Simplifica o fluxo de trabalho, facilitando ajustes em tempo real e reduzindo a margem de erros, o que, consequentemente, melhora a colaboração entre equipes e a eficiência das empresas?, coloca.
Raphael Leite, gerente de Marketing de Zoho Marketing Plus, explica que o desenvolvimento de novas tecnologias, nesse contexto, se faz necessário para que as empresas possam alcançar o equilíbrio entre inovação e execução. Mas, antes disso, deve haver uma preocupação das empresas em capacitar profissionais para lidar com os novos recursos.
Conforme o gestor, o estudo apresentou um cenário em que 98,7% das empresas brasileiras já dizem aderir às tecnologias de Marketing para tornar suas operações mais eficientes e estratégicas. ?Grande parte delas ainda não conseguem enxergar o todo e o potencial dessas ferramentas?, disse. O relatório pode ser acessado por meio do link.