Quinta edição do 'Festival Cinema Negro em Ação' está com inscrições abertas

Concurso é voltado a videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens

02/08/2024 17:30
Quinta edição do 'Festival Cinema Negro em Ação' está com inscrições abertas /Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o '5º Festival Cinema Negro em Ação'. Os registros vão até 20 de agosto, para o concurso que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A competição seleciona produções audiovisuais como videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre, realizadas por pessoas negras ou com protagonismo negro nos processos de criação ou autoria do projeto.

O evento acontece entre 17 e 20 de outubro, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, em formato híbrido. Haverá exibição dos filmes concorrentes na programação da TVE, TV Brasil, Prime Box Brazil, plataforma Todes Play e nas salas da Cinemateca Paulo Amorim. As obras selecionadas serão divulgadas em 16 de setembro nas redes sociais da competição e do Instituto Estadual de Cinema. A cerimônia de premiação será realizada no último dia de programação presencial, em 20 de outubro.

O festival será competitivo nas seguintes categorias: curta-metragem, longa-metragem, videoarte e videoclipe. Também serão concedidos os 'Prêmio Destaque RS' em oito segmentos: desenho de som, direção, direção de arte, direção de fotografia, intérprete, montagem, roteiro e trilha sonora.

Na competição de longa-metragens, pela primeira do concurso, será implementado a categoria de Júri Popular para a disputa do prêmio. No momento pós-enchente, a diretora do Iecine, Sofia Ferreira, ressalta: ?Este festival é mais do que um evento cultural, é uma celebração da força e da capacidade de superação da nossa comunidade?, afirma.

Mostra especial

Uma mostra especial do Rio Grande do Sul também integrará o evento, buscando valorizar as produções realizadas no estado e destacando as obras de relevância histórica e pioneirismo. Estão previstas uma série de oficinas voltadas para cineastas e entusiastas, que abordam temas como roteiro, atuação, produção e distribuição. 

Como parte da celebração dos cinco anos do Cinema Negro, o júri será composto por convidados profissionais, com atuação regional e nacional. Essa composição pretende não apenas garantir uma avaliação qualificada e diversificada das obras, mas também atrair um público mais amplo e engajado, conectando o festival às diferentes plataformas e formas de expressão que dialogam com a comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site da iniciativa.