Radar Abracom 2024 aponta satisfação e crescimento no mercado de Comunicação Corporativa

Amostra contemplou empresas de diversos segmentos, portes e tipos de capital, indicando boas perspectivas para o setor

IA foi tema inédito na pesquisa, com 76% dos entrevistados destacando o aumento da produtividade como principal benefício - Crédito: Reprodução

A pesquisa bienal Radar Abracom 2024, realizada com 124 líderes empresariais, revelou que 75% das empresas estão satisfeitas com as agências de Comunicação Corporativa. Além disso, 38% planejam aumentar e 52% manter os orçamentos da área em 2025. A amostra contemplou empresas de diversos segmentos, portes e tipos de capital, indicando boas perspectivas para o setor. A pesquisa foi encomendada e divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Comunicação. 

A Inteligência Artificial foi tema inédito na pesquisa, com 76% dos entrevistados destacando o aumento da produtividade como principal benefício. Outros ganhos esperados incluem redução de tarefas operacionais (61%), inovação (50%) e assertividade (40%). No entanto, desafios como a falta de visão estratégica (59%), perda de criatividade (52%) e menor personalização (45%) foram apontados como possíveis riscos.

Carina Almeida, diretora da Abracom, destaca que investimentos em inovação e equipes experientes são cruciais para atender às expectativas dos clientes. A pesquisa também mostrou que 94% dos entrevistados acreditam que as agências agregam valor aos negócios, crescimento de 9% em relação a 2022, ano em que a mesma pesquisa foi divulgada.

Com metodologia elaborada pela Somar Marketing e Pesquisa, o levantamento identificou desafios como o uso de dados para definir canais de comunicação (62%) e alinhar orçamento às necessidades da área (51%). Apesar disso, 80% dos respondentes não planejam trocar de agência em curto prazo, reforçando a confiança nas parcerias de longo prazo.

O levantamento, que foi realizado com 124 profissionais de 1º e 2º escalões de empresas, revelou que 76% delas possuem capital privado, 17% público e 7% misto, abrangendo organizações de diferentes segmentos, portes e origens. O perfil dos respondentes de 2024 se mantém semelhante ao de 2022, permitindo análises comparativas entre os períodos.

Comentários