Rádio Gaúcha celebra 95 anos e renova posicionamento de marca

Emissora celebra data histórica com programas transmitidos do Centro da Capital e da praia de Capão da Canoa

Andressa Xavier, Nelson Sirotsky e Rosane de Oliveira no 'Gaúcha Atualidade' desta manhã - Crédito: Divulgação

A Gaúcha comemora nesta terça-feira, 8, 95 anos de histórias ao lado dos ouvintes que, diariamente, buscam informações sobre as notícias do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo na rádio. Para marcar a data foram criados conteúdos especiais para o público e um novo posicionamento de marca. Os festejos foram comemorados ao lado do público. Nesta manhã os programas 'Gaúcha Hoje', 'Atualidade', 'Timeline', 'Sala de Redação' e 'Hoje nos Esportes' foram transmitidos diretamente do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, enquanto o 'Gaúcha Mais' é produzido do Largo e da praia de Capão da Canoa. À noite, o 'Show dos Esportes' será apresentado no 'Gaúcha Sports Bar'.

Durante esta semana, a rádio rodará sonoras e minientrevistas com histórias de ouvintes e sua relação com a Gaúcha nos programas 'Gaúcha Hoje', 'Timeline' e 'Gaúcha Mais'. A aniversariante ganha, a partir de agora, novas trilhas e vinhetas atualizadas. 

Para a editora-chefe da rádio, Andressa Xavier, a emissora tem muita história para contar. "É uma alegria comemorar os 95 anos olhando para o longo caminho que temos pela frente, sempre mantendo a conexão, a informação e a emoção que são típicas do meio radiofônico. Estamos em constante renovação para acompanhar um público exigente e apaixonado por notícias daqui e por futebol", comemora. 

Outra novidade é o novo conceito: 'Gaúcha. A tua voz'. Para a equipe de Comunicação da empresa, o slogan traduz a pluralidade que a rádio proporciona, em que muitas vozes se somam para amplificar uma única, a dos ouvintes.

Para a gerente-executiva de Comunicação do Grupo RBS, Caroline Torma, a Gaúcha é o palco onde os temas mais relevantes do Estado são debatidos, onde o público torce junto com seu time do coração. "É uma grande companheira de quem vai pegar a Freeway para a praia ou para fugir dos alagamentos na Capital. Nosso microfone amplifica as causas locais, mas tem dimensão nacional", ressalta.

Para a gestora, o novo posicionamento da marca tem o objetivo de traduzir esse "jeitão da rádio", o que ela representa aos gaúchos e, especialmente, o que os gaúchos significam para a marca. "Estamos muito felizes com o resultado final, uma tradução da contundência e da emoção que todos os dias acompanhamos nas ondas da rádio. A RBS se orgulha muito dessa jovem senhora, que chega aos 95 anos mais atual do que nunca", destaca. 

A aposta deste ciclo de transformação começou ainda em 2021, quando a RBS anunciou um investimento de R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, o que possibilitou acelerar e intensificar a conexão da empresa com as principais tendências para o futuro do setor.   

O novo momento da marca pode ser acompanhado por meio de uma campanha publicitária 360º que contempla peças para TV, anúncios em jornal, jingles e spots em rádio e digital, além de mídia externa, ações especiais de Endomarketing e para parceiros do mercado. 

Ficha técnica: 

Agência: Ideia da Silva  

Cliente: Rádio Gaúcha  

Meios: TV Aberta e Internet  

Peças: Filmes e Fotografias 

Formato: 60" redução para 30" + 30"  

Produto: Institucional 

Título: Gaúcha. A tua voz 

Criação: Marcelo Pires/ Jacques Fernandes 

Fotógrafo: Raul Krebs 

Produtora de Filme: Mythago Produções 

Direção de Cena: Mocita Fagundes 

Atendimento: Mirela Cunha 

Montagem: Luiz Todeschini 

Cor/ Finalização: Guilherme Muxfeldt 

Produtora de Áudio (jingles e trilhas): Batuque 

Aprovação: Claudio Toigo Filho, Marcelo Leite, Caroline Torma, Bárbara Fabres, Mariana Brun e Jaqueline Frohlich 

Comentários