RBS promove encontro com deputados gaúchos para discutir desenvolvimento do Estado

Conversa abordou temas como infraestrutura, qualificação profissional, políticas públicas e o peso da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados

Na reunião os deputados destacaram a necessidade de união política da bancada gaúcha para garantir avanços no desenvolvimento no Estado após as enchentes - Crédito: Divulgação

O Grupo RBS realizou, no início desta semana, um encontro de ouvidoria com deputados federais gaúchos para discutir caminhos para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, quase um ano após as enchentes. A conversa abordou temas como infraestrutura, qualificação profissional, políticas públicas e o peso da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. O momento integra um conjunto de ações de escuta da sociedade civil lideradas pelo Conselho Editorial do grupo, a fim de direcionar uma fase do movimento 'Pra Cima, Rio Grande', a ser lançada em abril.

Conforme o publisher e presidente do Conselho de Gestão do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, a empresa tem o compromisso de contribuir com o debate público e dar visibilidade às pautas estratégicas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "Estamos construindo um ponto de partida para visualizar o futuro", afirma.

Foram convidados todos os partidos com representação na Câmara. Compareceram os deputados: Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Covatti Filho (PP), Daiana Santos (PCdoB), Lucas Redecker (PSDB), Pedro Westphalen (PP), e Pompeo de Mattos (PDT). Além de Nelson Sirotsky, também estiveram presentes o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, comunicadores e líderes das redações.

Reunião

Na reunião, os deputados destacaram a necessidade de união política da bancada gaúcha para garantir avanços no desenvolvimento no Estado após as enchentes. A retomada do protagonismo nacional foi apontada como razão para a dificuldade em buscar mais recursos no Parlamento, diante da concorrência de bancadas no Nordeste e do Norte.

Os parlamentares criticaram a falta de incentivos fiscais para o Sul e defenderam a criação de um fundo regional para estimular o desenvolvimento, semelhante ao que existe para o Nordeste e a Amazônia, para atrair investimentos. Além disso, a qualificação da mão de obra foi um problema apontado como prioridade.

O papel do Jornalismo profissional foi destacado pelos parlamentares como fundamental para combater a polarização excessiva e a dificuldade de construir consensos. Os deputados presentes se comprometeram em aprofundar a discussão sobre os temas mais urgentes para levar o Rio Grande do Sul de volta ao caminho do desenvolvimento, encontrando os pontos de convergência entre os diversos partidos.

Claudio Toigo Filho destacou o papel da imprensa de dar visibilidade aos temas considerados prioritários para o desenvolvimento do Estado. "Acreditamos na capacidade de convergência de nossos representantes para estabelecer prioridades e consensos e no poder transformador da Comunicação para amplificar o debate, o diálogo e a busca por soluções, mobilizando diferentes setores da sociedade para construir um futuro ainda melhor para o Rio Grande do Sul."

Comentários