Relação de games e NFTs com o Metaverso é tema de painel do South Summit

Debates destacaram o desenvolvimento mercadológico do setor e as oportunidades para marcas

06/05/2022 12:30
Relação de games e NFTs com o Metaverso é tema de painel do South Summit /Divulgação/Coletiva.net

O palco The Next Big Thing recebeu, na manhã desta sexta-feira, 6, o painel 'O Verdadeiro Metaverso: Games e NFTs'. As arquibancadas estavam compostas, majoritariamente, por gamers, conforme foi averiguado pelo CEO da Softrends, Tassio Gil Maia, que, em dado momento, convidou as pessoas que jogam vídeo game a levantarem as mãos. Além dele, compuseram o painel os CEOs da Multifaces Comunicação, Vanessa Donnianni, e da Federação Global de E-sports, Paul Foster, que conversou por vídeo, direto de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A mediação ficou a cargo de Paulo Roberto Ribas, presidente da Confederação Brasileira de Games e E-sports, que abriu o painel com menção aos eventos brasileiros do gênero e conquistas das equipes profissionais. Em seguida, cedeu a palavra a Paul Foster, que seguiu com um discurso semelhante de destaque à presença e relevância do Brasil dentro do cenário internacional dos games. O CEO também apontou para alguns caminhos da inovação dentro deste cenário: ?A ampliação do Metaverso e dos jogos eletrônicos passa pelo investimento na economia criativa. Mas onde estão os negócios nisso??.

A pergunta foi respondida na participação de Vanessa Donnianni: ?Aqueles que estão jogando e-sports estão ganhando dinheiro. As marcas precisam compreender a força desse mercado e investir dinheiro lá?, pontuou. A CEO ainda apontou para o potencial de captação de dados dos games, especialmente os disponíveis em smartphones, que sabem desde o gênero, idade e região dos jogadores, até os horários em que estão mais predispostos a usar os aplicativos. Em relação ao Metaverso, ela afirmou que trata-se de uma experiência paralela de conexão e que, no mercado de games, esse conceito já existe há muito tempo. 

Último a receber a palavra, Tassio Gil Maia, deu início à participação com reflexões de como os jogos podem ajudar a construir experiências de usuário na economia. ?As transações gamificadas atuam em áreas cognitivas do cérebro humano que não são exploradas em operações tradicionais?, justificou. O CEO também apontou para as possibilidades de criação de modelos de negócios comunitários por meio das NFTs e, por fim, anunciou a venda de um conjunto exclusivo de tokens no South Summit. ?O dinheiro será revertido à comunidade de gamers profissionais. Temos um potencial incrível a ser explorado por aqui?, finalizou.

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real os três dias do South Summit - um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia, realizado de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. No evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS e da HOC, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e Twitter, fotos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio