O Instituto Reuters divulgou, no 'Relatório de Notícias Digitais 2025', um estudo que traz dados e as principais tendências do mercado do Jornalismo e da Comunicação em todo o mundo. O levantamento aponta que no Brasil foi registrado um aumento no uso de Inteligência Artificial (IA) nas redações. A pesquisa foi feita para a Universidade de Oxford.
Conforme o estudo, a IA tem sido cada vez mais utilizada em diferentes frentes dentro das redações brasileiras, como na tradução de artigos, em converter conteúdo escrito em vídeos curtos, e na produção de insights a partir de grandes quantidades de dados não estruturados. O relatório citou como exemplo a série de reportagens, do jornal O Globo, baseadas em 600 mil discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado entre 2001 e 2024. Durante quatro meses, os profissionais do veículo utilizaram IA para avaliar e analisar mais de 255 milhões de palavras e expressões utilizadas nesses discursos.
O relatório destacou, porém, que o uso da tecnologia por parte dos veículos é sempre feito de forma limitada, controlada e sob supervisão humana direta. Alguns dos principais grupos de mídias do Brasil publicaram diretrizes sobre o uso da Inteligência Artificial.
Chatbots
Outro recorte destacado pelo levantamento é o aumento do uso de chatbots como fonte de informação no Brasil. Cerca de 9% dos brasileiros utilizam tecnologias do tipo para buscarem informações. De acordo com o relatório, em 2025, o meio mais utilizado pelos brasileiros para buscar informação são os veículos digitais, utilizados por 78% dos participantes da pesquisa. Na sequência, aparecem as redes sociais, que servem como fonte de informação para 54% dos entrevistados. E cerca de 45% dos participantes se informam via emissoras de TV. Os dados completos podem ser conferidos aqui.