A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) divulgou, recentemente, os vencedores do 'XIII Prêmio Ajuris Direitos Humanos', que reconhece iniciativas voltadas à cidadania, à justiça social e à sustentabilidade. Entre os destaques, a RBS TV conquistou duas premiações na categoria 'Jornalismo'. A cerimônia de entrega do reconhecimento ocorrerá nesta quinta-feira, 13, às 11h, no auditório da Escola da Magistratura da Ajuris (Rua Celeste Gobbato, nº 229, bairro Praia de Belas), em Porto Alegre.
Na modalidade 'Jornalismo', o primeiro lugar foi concedido a 'As falhas no sistema de proteção de cheias de Porto Alegre', de Vítor Rosa, que aborda as deficiências estruturais e institucionais diante das enchentes recentes na Capital. A RBS TV também garantiu o terceiro lugar com a reportagem 'Caminhos sustentáveis: o ciclo da reciclagem no Rio Grande do Sul', de Jeferson Soares Ageitos, que apresenta práticas de economia circular e reaproveitamento de resíduos no Estado. O segundo lugar ficou com 'O avanço da soja sobre o Pampa acelera a extinção do gaúcho', de Elstor Hanzen e César Fraga, publicada no jornal Extra Classe.
Além do 'Jornalismo', a premiação contemplou outras três categorias: 'Fotografia', 'Trabalhos Acadêmicos' e 'Boas Práticas'. Entre os vencedores de cada uma estão, respectivamente, 'Acúmulos e Descasos', de Renan Adriam de Mattos; 'Costuras Invisíveis', de Jéssica Scopel Signorini, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); e o projeto 'Centro de Referência Indígena do RS' (Cria-RS), que atua no acolhimento e fortalecimento cultural das populações indígenas.
Com 54 trabalhos inscritos, o 'Prêmio Ajuris Direitos Humanos' busca promover o diálogo entre diferentes áreas da Comunicação, da Educação e da Justiça. A iniciativa tem como propósito estimular o desenvolvimento de práticas e produções que contribuam para uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.