A Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre, exibirá os cinco filmes que competiram na mostra Sedac/Iecine, no 52° Festival de Cinema de Gramado. A partir desta quinta-feira, 29, às 19h30, o público terá a oportunidade de conferir as produções de cineastas gaúchos, com exibições únicas. A programação tem entrada franca, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da exibição.
Contemplando diretores reconhecidos no cenário Audiovisual do Rio Grande do Sul, os longas oferecem um panorama da diversidade do cinema regional. Desde locações na serra gaúcha, no filme 'Até que a Música Pare', vencedor dos prêmios de melhor atriz e direção de arte, com uma trama protagonizada por descendentes de italianos, até a fábula romântica 'Infinimundo', ganhador do prêmio de júri popular, ambientada na região central do Estado.
O filme 'A Transformação de Canuto', vencedor dos principais prêmios da mostra ? de melhor filme, ator, fotografia e direção ?, foi rodado em uma aldeia Mbyá-Guarani da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Porto Alegre está representada em dois documentários: 'Memórias de um Esclerosado', que obteve destaques nas categorias de melhor trilha, som, montagem e roteiro, além de uma menção honrosa, e 'Um Corpo Só'.
Os longas foram premiados com Kikitos, honraria máxima do Festival de Gramado, e com prêmios em dinheiro em um total de R$ 55 mil, oferecidos pela Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Ao fim das sessões, haverá uma roda de conversa com os diretores. Estarão presentes Cristiane Oliveira, de 'Até que a Música Pare', amanhã, 30; Diego Müller, de 'Infimundo', neste sábado, 31/8; Cacá Nazário, junto com os atores Paulo Flores e Tania Farias, de 'Um Corpo Só', no domingo, 1º; Thais Fernandes e Rafael Corrêa (também cartunista), de 'Memórias de um Esclerosado', na terça-feira, 3.