Após a entrega do Kikito de Cristal, dado ao ator Rodrigo Santoro, que completa 50 anos em 2025, o Festival de Cinema de Gramado assistiu à exibição do seu filme de abertura, 'O último azul'. A obra, que teve sua estreia no Brasil após receber o Urso de Prata do Festival de Berlim, em fevereiro deste ano, na categoria Grande Prêmio do Júri, é assinada por Gabriel Mascaro. No Palácio dos Festivais, o diretor agradeceu: ?Sem um olhar para diversidade esse filme não existiria?.
Ele ressaltou que o momento era muito especial e um dia de festa para o cinema brasileiro. ?Estamos sendo recebido em Gramado, que está vestindo azul para celebrar a diversidade, esse olhar?, disse, em referência ao fato do famoso 'Tapete vermelho' - que fica entre o início da Rua Coberta e a entrada do Palácio dos Festivais - ter sido substituído por um azul. Mascaro ainda ressaltou: ?Temos um Brasil que entendeu que é importante dar pluralidade de vozes, descentralizar os recursos. E a gente está colhendo o que foi plantado 15 anos atrás?.
Ao finalizar sua fala, o diretor pediu ao público uma salva de palmas aos representantes da equipe que estavam ao seu lado no palco, lembrando que muitos ainda estavam faltando. ?Eu queria agradecer e pedir um aplauso porque sem essas pessoas, esse filme também não existiria.?
Sobre 'Último azul'
O filme retrata um Brasil distópico, que possui uma política de exílio forçado contra seus idosos, com o intuito de que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos. Assim, o governo transfere esse grupo para colônias habitacionais onde eles possam "desfrutar" de seus últimos dias de vida.
A protagonista Tereza é uma mulher de 77 anos, que mora numa cidade industrializada na Amazônia. Quando chega sua hora de ir para esse condomínio, ela deseja realizar seu último desejo antes de ser compulsoriamente expulsa de seu lar e enviada para longe. Ela, então, embarca numa viagem pelos rios e afluentes da região, sem imaginar que essa viagem mudará o rumo de sua vida para sempre.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.