SXSW: o que é a tecnologia humana e como ela pode combater a desinformação?

Durante a palestra, Tristan Harris, que é destaque no documentário 'O Dilema das Redes', divulga curso sobre os riscos das tecnologias digitais

Tristan Harris, protagonista do documentário 'O Dilema das Redes' - Crédito: Reprodução/SXSW

A sessão destaque 'Humane Technology: Why The Social Dilemma Is Not Destiny' (tecnologia humana: por que o dilema social não é destino), da South by Southwest (SXSW), traz uma cara conhecida para os amantes da Netflix: Tristan Harris, protagonista do documentário 'O Dilema das Redes', lançado em 2020. Especialista em Ética, explorou na palestra as questões do premiado documentário, como o impacto das redes sociais na democracia e na humanidade. A palavra mais falada durante a uma hora de duração do evento foi "sabedoria". Ele, que já atuou como especialista em Ética de Design no Google, comentou que a sociedade tem a habilidade de dar sentido à complexidade: "A chave para fechar a lacuna de complexidade é a sabedoria". 

Na sequência, ele explicou que a sabedoria significa conhecer os próprios limites e como eles funcionam, a partir de sistemas e causas profundas. Ao falar sobre as redes sociais e a desinformação que existe nelas, também questionou qual é a sabedoria que a sociedade está usando para combatê-la. Na sessão destaque do SXSW, Tristan também divulgou um novo curso do Center for Humane Technology, ONG onde é presidente e co-fundador. O centro é dedicado para conduzir uma mudança na tecnologia que proporcione o bem-estar coletivo, a democracia e o ambiente de informação compartilhada, treinando equipes para essas criações minimizando consequências.

De maneira gratuita e on-line, as aulas abordam o momento precário da sociedade atual e como o sistema socioeconômico está envolvido, como a tecnologia pode proteger e respeitar as vulnerabilidades e preconceitos, quais são os novos paradigmas para o crescimento econômico, entre outros assuntos. No total, são oito módulos, com até 75 minutos. 

Com o apoio da Premium ADS, empresa de monetização de portais e suporte ao publisher, Coletiva.net cobre pela quarta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento é realizado de forma híbrida, presencialmente, em Austin, no Texas (Estados Unidos), bem como por transmissão on-line. De 11 a 14 de março a jornalista Eduarda Endler escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos.



Comentários