Telebras instala antena transportável em abrigo na Ulbra
Universidade é sede do maior reduto temporário do Rio Grande do Sul e conta com sete mil abrigados
A Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras), empresa vinculada ao Ministério das Comunicações (Mcom), instalou nesta quarta-feira, 15, uma antena transportável no maior abrigo temporário do Rio Grande do Sul, sediado Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, que conta com sete mil desabrigados pelas enchentes. Também foi colocado um aparelho no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre.
As antenas foram instaladas para contribuir com o projeto Renascer é Preciso, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, voltado para o cadastramento dos desabrigados para o recebimento da segunda via de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo. Essa é uma parceria entre o Mcom, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Telebras e do Tribunal de Justiça do Estado, autor do projeto.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a Comunicação viabiliza a realização de serviços básicos para a população, em especial no momento de crise pelo qual o Rio Grande do Sul passa. "Esse trabalho conjunto com diversos órgãos federais e estaduais ajudará a trazer mais cidadania para as pessoas abrigadas no local", disse.
Há previsão de levar conectividade a outros abrigos do Rio Grande do Sul para o apoio ao projeto. Os últimos detalhes estão sendo definidos pelo Gabinete Integrado de Operações, que reúne o comando da Defesa Civil Nacional e Estadual, Governo Federal, Forças Armadas, entre outros.
Os aparelhos da Telebras estão atendendo, em Porto Alegre, o Gabinete Integrado de Operações, o Gabinete do Governo Federal, o Centro Logístico da Defesa Civil do Estado e posto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ambos voltados para a logística de recebimento e distribuição de doações, o Comando Militar do Sul, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb). Já a Secretaria de Saúde do Estado conta com oito pontos fornecidos pela empresa.
A conectividade também está presente no posto da Conab em Canoas, no 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita e no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul. Além do Hospital de Campanha do Exército Brasileiro e na base avançada no Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, localizados em Eldorado do Sul.
Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.
Coletiva